quarta-feira, 6 de abril de 2011

INTRODUÇÃO À DEZENA E SUA REPRESENTAÇÃO NO QUADRO.

A introdução de dezenas se fez com material concreto.

O material concreto, na matemática, deve ser usado sempre que necessário não importando a idade do aluno.

Usamos o material dourado num primeiro momento e nas aulas seguintes tampinhas de refrigerantes e linha de lã para circundar cada grupo de 10 unidades.

Assim os alunos registraram os valores na folha de atividade em cada Quadro Posicional.
Professora Delair.








Trabalhando com canudinhos no Quadro Posicional: (Momento antes de fazer a troca de 10 canudinhos amarelos (unidades)  para 1 azul que vale 1 dezena.)

A orientação foi: "no quartinho da Unidade só cabem 9 pessoas, se tiver 10 ou mais, eles tem que mudar para um quarto maior, o da Dezena


(Momentos antes de fazer a troca de 10 unidades por 1 dezena):




(Momentos em que os alunos fizeram a troca de unidades para dezena):





Trabalhando com o Material Dourado: pedi aos alunos que usassem o material dourado na carteira, representando cada desenho da folha, para que eles percebessem o valor daqueles números.




4 comentários:

  1. CLÁUDIA REGINA LOCATELLI CIANFLONEsexta-feira, 15 abril, 2011

    adorei a idéia, sempre trabalho com material concreto com minhas crianças. Gostei muito de você ter envolvido grupos de 10 tampinhas com barbante. Obrigada pela dica! beijo Cláudia Locatelli.

    ResponderExcluir
  2. Querida Cláudia Locatelli,
    Fico feliz em ter colaborado de alguma forma em seu trabalho.
    Deus abençôe sua vida!
    Delair.

    ResponderExcluir
  3. Sou apenas uma mãe q adorei a idéia! Grata!
    Nel.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom mãe!
      Fiquei feliz por você ter gostado.
      Grata também.
      Deus te abençoe,
      Delair.

      Excluir

SE ESSA POSTAGEM TE INTERESSOU, POSTE TAMBÉM SEU COMENTÁRIO! MUITO OBRIGADA!!!