quarta-feira, 27 de maio de 2009


TEXTO: "O NÓ" (Sugestão para Reunião de Pais)

Em uma reunião de pais, numa escola da periferia, a diretora incentivava o apoio que os pais deveriam dar aos filhos. Ela insistia que eles deveriam dar um jeito e, mesmo todos trabalhando fora, deviam encontrar uma forma de se fazer presentes. Ela ficou muito surpresa quando um pai levantou e contou, no seu jeito humilde, que ele não tinha tempo de ver o filho durante a semana, pois quando ele saía pra trabalhar, muito cedo, a criança estava dormindo. Quando voltava, já era tarde e o filho tinha ido para a cama. Se ele não fizesse isso não teria como sustentar a família. Mas ele tentava se redimir indo beijar os filhos todas as noites quando chegava em casa. E, para que o filho tivesse certeza da sua presença, dava um nó na ponta do lençol. Isso acontecia religiosamente todas as noites!
Quando o menino acordava, sabia, através do nó, que o pai havia estado ali para beijá-lo. O nó era o elo de comunicação entre eles. Mais surpresa ficou a diretora quando constatou que o filho desse pai era um dos melhores alunos da sala.
Essa história nos faz refletir como são muitos os jeitos de um pai, mesmo sem tempo, se fazer presente.

Você já deu um nó no lençol do seu filho?

Fonte: Aparecida Leonice - Psicóloga


quinta-feira, 21 de maio de 2009

WEBQUEST's:

1) LINGUAGEM ORAL E ESCRITA: “A CRIANÇA E SUA LINGUAGEM” – (Educação Infantil)
Esta webquest enfatiza a linguagem oral e escrita das crianças.

http://www.aprendaki.net/webquest/webquest/soporte_horizontal_w.php?id_actividad=72&id_pagina=1

2) CIÊNCIAS: “A ÁGUA E SUAS TRANSFORMAÇÕES” – (4ª Série)
Por meio desta webquest serão estudadas as mudanças de estado físico da água como também as suas funções e importância para o nosso planeta.

http://www.aprendaki.net/webquest/webquest/soporte_tabbed_w.php?id_actividad=158&id_pagina=1

3) CONHECIMENTOS GERAIS: “OS MEIOS DE COMUNICAÇÃO”. (1ª a 4ª série)
Com esse trabalho, o aluno terá oportunidade de conhecer os meios de comunicação utilizados no passado e explorar a diversidade existente no presente.

http://www.aprendaki.net/webquest/webquest/soporte_horizontal_w.php?id_actividad=39&id_pagina=1


4) GEOGRAFIA: “ UMA AVENTURA NO SISTEMA SOLAR” – (3ª e 4ª séries)
A proposta nesta webquest é o conhecimento do espaço, buscando informações sobre o sistema solar.

http://acordar.eselx.ipl.pt/ftp/webquest/equipa11/index.htm

5) MATEMÁTICA PODE SER GOSTOSO. (4ª série).
Essa webquest ensina a matemática através de uma receita de bolo.

http://www.aprendaki.net/webquest/webquest/soporte_tabbed_w.php?id_actividad=65&id_pagina=1

quarta-feira, 13 de maio de 2009


WIKIS, PORTAIS, SITES E BIBLIOTECAS VIRTUAIS:

Os sites abaixo relacionados são referenciais pedagógicos de excelência na disseminação da informação educacional. Neles são encontrados diversos conteúdos de interesse para alunos, professores, pais e profissionais da educação.

sábado, 9 de maio de 2009

A PARTICIPAÇÃO DOS PAIS NA EUCAÇÃO ESCOLAR

Como educadoras podemos perceber como os pais transferem para a escola a responsabilidade de educar os seus filhos. Percebemos este reflexo no aumento da violência escolar e da falta de respeito por professores e funcionários. Como pode ser mudada essa realidade?
Contamos com a sua contribuição!

quarta-feira, 6 de maio de 2009


MEC QUER TROCAR MATÉRIAS POR ÁREAS DE CONHECIMENTO:
Exatas, Humanas, Biológicas e Línguas substituiriam as atuais 12 disciplinas obrigatórias.
O Ministério da Educação (MEC) está em discussão com o Conselho Nacional de Educação para estabelecer mudanças no ensino médio no país. As 12 disciplinas obrigatórias – 14 no Paraná com Filosofia e Sociologia – passariam a dar lugar para quatro áreas amplas de conhecimento: Exatas, Humanas, Biológicas e Línguas. Se aceita, a nova proposta entra em vigor em 2010 como fase de experiência, mas fica a critério de cada estado optar ou não pelo modelo.
O diretor de Concepções e Orientações Curriculares do Ministério da Educação, Carlos Artexes, explica que não se trata de eliminar completamente as disciplinas, mas de trabalhar amplamente dentro de áreas do conhecimento que já existem. Ele diz que são cinco pontos básicos que devem mudar, como o aumento da carga horária de 2,4 mil para 3 mil horas, incorporação de disciplinas optativas no currículo, inclusão de atividades de leitura, maior relação entre teoria e prática e a concentração do ensino em ciência, cultura e trabalho.

Modelo é o mesmo do novo Enem:
As mudanças propostas pelo Conselho Nacional de Educação para o ensino médio batem com o novo modelo de vestibular unificado, que passa a ser pelo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), baseado em quatro áreas do conhecimento.

Reforma:
Confira as mudanças na educação já propostas pelo MEC:
Em 2007 o MEC iniciou a discussão sobre a mudança do ciclo básico de 8 para 9 anos, que permite o ingresso no primeiro ano do ensino fundamental de crianças com 6 anos incompletos.
Em fevereiro deste ano o MEC apresentou a proposta de ampliação do ensino obrigatório para 14 anos, que obriga o estudante a frequentar a escola dos 4 aos 17 anos. Hoje o ensino fundamental tem oito anos, mas até 2010 todos os municípios deverão implantar o ensino fundamental obrigatório de nove anos. Além disso, educação infantil e ensino médio passam a serem obrigatórios.
Neste ano está em discussão a adoção do vestibular unificado para todas as universidades federais, que devem usar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) como forma de avaliação para ingresso no ensino superior.
Artexes explica que hoje a educação do país já é baseada em áreas do conhecimento, só mudaria a forma como isso é trabalhado – não ficaria mais dividido em disciplinas como Física, História, Geografia, Biologia e outras. “Não vamos descumprir a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), não pretendemos mudar a legislação. Vamos fazer isso como experiência e os estados têm autonomia para aceitar ou não”, explica.
O foco da nova proposta é que o aluno use o aumento da carga horária em projetos que devem ser desenvolvidos na escola junto com o professor e que a prática esteja associada com atividades teóricas. Para isso seria necessário um aumento da carga horária do professor, que também poderá ser estudada pelo MEC. “O aluno do ensino médio hoje se vê desestimulado porque não encontra ligação entre o que aprende em sala de aula e a vida. Além disso, 12 disciplinas são muita coisa. Queremos que ele fique mais perto da prática na escola”, diz o diretor.
Nas disciplinas optativas, que devem ser ofertadas nas 600 horas a mais incorporadas no currículo, a escola poderá escolher o assunto que deseja trabalhar. A ideia do MEC é que os estados possam trabalhar os conteúdos com mais liberdade.

Problema:
A Secretaria Estadual de Educação, o Conselho de Educação do Paraná e educadores acreditam que o principal problema da nova proposta é a formação dos professores, que não estão preparados para trabalhar com interdisciplinaridade.
A superintendente de educação da Secretaria Estadual da Educação, Alayde Digiovanni, diz que o estado está surpreso com a notícia porque em reuniões anteriores com o MEC a divisão em disciplinas era defendida. Ela explica que hoje a formação dos docentes é por disciplina e que, para que eles tenham condições de se adequar à nova forma de ensino, seria necessária uma reestruturação dos cursos de licenciatura na universidade. “Se você trabalha por área e não por disciplina, fica a critério exclusivamente do estado e acaba com a unidade nacional. Assim o ensino fica muito vago e as escolas precisam ter uma garantia mínima”, diz Alayde.
O presidente do Conselho Estadual, Romeu Gomes de Miranda, concorda sobre a falta de preparo dos professores para o novo modelo, mas vê com bons olhos a proposta do MEC de ensinar por áreas do conhecimento. Segundo ele, o ensino médio no país é ruim e a grade curricular é inviável. “Os alunos desistem no meio do caminho porque não conseguem acompanhar. O currículo já foi mudado, mas não pensaram nos alunos”, comenta.
Para o presidente do Sindicato das Escolas Particulares do Paraná (Sinep), Ademar Batista Pereira, a proposta do MEC não é viável agora, principalmente nas escolas particulares. Pereira acredita que essa medida não resolve o problema do ensino médio, que para ele melhoraria com mais tempo de escola desde o ensino fundamental.

Fonte: Site do Jormal Gazeta do Povo (Reportagem de 05/05/09: Por Anna Simas)


TEXTO: RELACIONADO A EDUCAÇÃO DE FILHOS, ESCOLA, TEMPOS ATUAIS...

CLIC NOVAMENTE PARA AUMENTAR. - VALE À PENA LER !!!
Cópia do que está escrito nessa revista:

A filha de Billy Graham estava sendo entrevistada no "Early Show" quando a apresentadora Jane Clayson lhe perguntou : Como DEUS permitira algo tão terrível assim acontecesse no dia 11 de setembro de 2001?

E, Anne Graham deu uma resposta profunda e esclarecedora.

Ela disse: "Eu creio que DEUS ficou profundamente triste com o que aconteceu, tanto quanto nós. Por muitos anos nós temos dito para DEUS não interferir em nossas escolhas, sair do nosso governo e sair de nossas vidas. Sendo um cavalheiro como DEUS é, eu creio que Ele calmamente nos deixou. Como poderemos esperar que DEUS nos dê a Sua bênção e Sua proteção se nós exigimos que Ele não se envolva mais conosco? À vista dos acontecimentos recentes, ataque dos terroristas, tiroteio nas escolas, etc.

Eu creio que tudo começou desde que Madalyn Murray O'Hair, uma ateísta, se queixou de que era impróprio fazer orações nas escolas americanas como se fazia tradicionalmente, e nós concordamos com a sua opinião. Depois disso, alguém disse que seria melhor também não ler mais a Bíblia nas escolas... A Bíblia que nos ensina que não devemos matar, não devemos roubar, e devemos amar o nosso próximo como a nós próprios. E nós concordamos.

Logo depois, o Dr. Benjamin Spock disse que não deveríamos corrigir nossos filhos quando eles se comportassem mal, porque suas personalidades em formação ficariam distorcidas e poderíamos prejudicar sua auto-estima . E nós dissemos: "um perito nesse assunto deve saber o que está falando", e concordamos com ele. O filho do Dr. Spock depois cometeu suicídio.

Depois alguém disse que os professores e os diretores das escolas não deveriam disciplinar os nossos filhos quando eles se comportassem mal. Os administradores escolares então decidiram que nenhum professor em suas escolas deveria tocar em um aluno quando se comportasse mal, porque não queriam publicidade negativa, e não queriam ser processados. (Há uma grande diferença entre disciplinar e tocar, corrigir, dar socos, humilhar e chutar, etc.) E nós concordamos com tudo.

Aí alguém sugeriu que deveríamos deixar que nossas filhas fizessem aborto, se elas assim o quisessem, e que nem precisariam contar aos pais. E nós aceitamos essa sugestão sem ao menos questioná-la. Em seguida algum membro da mesa administrativa escolar muito sabido disse que, como rapazes serão sempre rapazes, e que como homens iriam acabar fazendo o inevitável, que então deveríamos dar aos nossos filhos tantas camisinhas quantas eles quisessem, para que eles pudessem se divertir à vontade, e que nem precisaríamos dizer aos seus pais que eles as tivessem obtido na escola. E nós dissemos, "está bem".

Depois alguns dos nossos políticos mais importantes disseram que não teria importância alguma o que nós fizéssemos em nossa privacidade, desde que estivéssemos cumprindo com os nossos deveres. Concordando com eles, dissemos que para nós não faria qualquer diferença o que uma pessoa fizesse em particular, incluindo o nosso presidente da República, desde que o nosso emprego fosse mantido e a nossa economia ficasse equilibrada.

Então alguém sugeriu que imprimíssemos revistas com fotografias de mulheres nuas, e disséssemos que isto é uma coisa sadia, e uma apreciação natural da beleza do corpo feminino . E nós também concordamos Depois uma outra pessoa levou isto a um passo mais adiante e publicou fotos de crianças nuas e foi mais além ainda, colocando-as à disposição na Internet. E nós dissemos, "está bem, isto é democracia, e eles têm direito de ter a liberdade de se expressar e fazer isso".

A indústria de entretenimento então disse: "Vamos fazer shows de TV e filmes que promovam profanação, violência e sexo ilícito. Vamos gravar música que estimule o estupro, drogas, assassínio, suicídio e temas satânicos." E nós dissemos: "Isto é apenas diversão, e não produz qualquer efeito prejudicial. Ninguém leva isso a sério mesmo, então que façam isso!"

Agora nós estamos nos perguntando por que nossos filhos não têm consciência, e por que não sabem distinguir entre o bem e o mal, o certo e o errado, por que não lhes incomoda matar pessoas estranhas ou seus próprios colegas de classe ou a si próprios... Provavelmente, se nós analisarmos tudo isto seriamente, iremos facilmente compreender que nós estamos colhemos exatamente aquilo que temos semeado! "

sábado, 2 de maio de 2009

ATIVIDADE PARA O DIA DAS MÃES:


DATAS COMEMORATIVAS: CLIQUE PARA VER MAIOR E IMPRIMA PARA SEUS ALUNOS: