domingo, 26 de junho de 2016

PROJETO LUNA: trabalho com dificuldades ortográficas.

Show da Luna é um desenho visto no canal Discovery Kids. Vejam esse link com alguns episódios: 

https://www.youtube.com/results?search_query=SHOW+DA+LUNA+EPISODIOS

Embora a personagem goste muito da disciplina Ciências, e esse desenho trate de pesquisas científicas feitas por ela, seu irmão Júpiter e seu animalzinho de estimação Cláudio, usarei esse desenho para trabalhar  as dificuldades ortográficas com meus alunos de 1º ano.

Exemplo: Usarei o tema central - borboleta -  do episódio  "Borboleta Luna" como um gatilho para ensinar palavras com R pós - vocálico.

Os episódios poderão ser assistidos na sala de aula, de vídeo, ou na biblioteca conforme as possibilidades de sua escola. O ideal é assistir um desenho e trabalhar as dificuldades ao longo da semana.  
Essa é uma das principais músicas do desenho: montei um painel com esses cartazes.










Atividades: 







Atividades com R pós-vocálico: 




Em outros episódios trabalharei: 

Episódio: " Encaracolados" - R brando, masculino e feminino, plural e singular, R travado, lista de objetos de casa.

Episódio:  "Doce pão doce " - palavras com til e ce/ci.

Episódio:  "Cheirinho de terra molhada " - palavras com CH, RR, NH.

Episódio:  "Quantos anos você tem?" - palavras com QUI, QUE, R travado.

Episódio:  "Nem tudo nasce semente" -  palavras com N pós-vocálico, escrita de listas de frutas.

Episódio:  "O arco- íris " - R pós-vocálico, GUA, escrita espontânea de  lista de cores.

Episódio:  "Como a água vira chuva " - palavras com CH, terminadas com M , L pós-vocálico.

Episódio:  "Asas para voar" ou " Luna Sauro Rex" - palavras com SS, RR, NH, plural de palavras terminadas em ÃO.

Episódio:   "Glub, glub" - palavras com GUA, GUE, GUI, L pós - consoante,  listas de animais marinhos.

Agora é só usar a imaginação a partir de outros episódios.
Deus abençoe,
Delair.


Vejam nesse mesmo blog: cartazes com sílabas complexas.


E vejam como ficou o Projeto na Mostra Cultural 2016: