Professora Delair.
OBS: Todos os temas trabalhados no Projeto Valores do Caráter estão na barra lateral esquerda do blog.
Espero que tenha contribuído com alguém que tenha o interesse de trabalhar ética e valores com seus alunos. Abraços!!!
ESTE BLOG TEM COMO OBJETIVO COMPARTILHAR COM OS EDUCADORES EXPERIÊNCIAS PEDAGÓGICAS NA ALFABETIZAÇÃO.
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Espero que tenha contribuído com alguém que tenha o interesse de trabalhar ética e valores com seus alunos. Abraços!!!
Conto:
O ORELHUDO
...”E como Henry”, interrompeu uma voz que saía do fundo da sala.
Muitas crianças começaram a rir muito e olhavam para Henry.
"Quem disse isso?" Perguntou a professora, ainda que sabia bem quem havia dito isso.
“Foi Quique”, disse uma menina apontando para o lado em direção a um menino sardento de cinco anos.
“Crianças, crianças”, disse Mily com voz enérgica e com cara de irritação. Não devem zombar dos demais. Isso não é bom e não vou permitir isso em minha sala. Todos ficaram em silêncio, mas ainda se ouvia algumas risadinhas.
Um tempo depois, uma bola de papel pegou na cabeça de Tomaz. Ao olhar para trás, não viu quem havia jogado, e novamente muitos riram-se dele. Decidiu não fazer caso às zombarias e continuou olhando as fotos de animais que Mily mostrava. Estava muito triste, mas não chorou.
No recreio Henry abriu sua lancheira e começou a comer o delicioso lanche que sua mamãe havia-lhe preparado. Duas crianças que estavam por perto gritaram: “orelhudo, olhe o orelhudo, não coma tanto que vai sair um rabo como um asno”, e começaram a rir. Outras crianças ao seu redor olharam para ele e tocando suas próprias orelhas, riam-se e murmuravam. Henry, entendeu pela primeira vez, que de verdade havia nascido com suas orelhas um pouco maiores. “Como seu avô Manuel”, havia ouvido dizer seu papai certa vez.
Logo se escutaram gritos no salão de música, de onde saía muita fumaça. Henry aproximou-se e viu muitas crianças fechadas sem poder sair, pois alguma criança travessa havia colocado um cabo de vassoura nos trincos. Através dos vidros, podiam-se ver os rostos dos pequenos chorando, gritando e muito assustados. Em pouco tempo as chamas cresciam e começava a queimar alguns objetos e móveis. Os professores não se haviam dado conta do perigo, e nenhum dos alunos se atrevia a fazer nada.
Henry, sem duvidar um segundo, deixou sua lancheira e correu até a porta da sala e apesar do calor que saía, agarrou o cabo de vassoura que travava a porta e o tirou com força. As crianças saíram depressa e todos se salvaram.
Henry tornou-se um herói. Todos elogiaram sua coragem. As crianças que haviam zombado dele estavam envergonhadas.
Em casa, Henry contou tudo o que sucedeu à sua família, e todos ficaram orgulhosos dele. No dia seguinte, nenhuma criança zombou de Henry. Haviam entendido que os defeitos físicos eram apenas aparentes, mas por outro lado, o valor de Henry ao salvar seus companheiros era mais valioso e digno de se admirar.
Conto de Álvaro Jurado Nieto, Colômbia.
Versículos para se comentar:
Tiago 2 :1
Meus irmãos, não tenhais a fé de nosso Senhor Jesus Cristo, Senhor da glória, em acepção de pessoas.
Versículo que pode ser trabalhado:
Mateus 14:14
14 E, Jesus, saindo, viu uma grande multidão, e possuído de íntima COMPAIXÃO para com ela, curou os seus enfermos.
Versículo para se comentar:
Mateus 7:17
17 Assim, toda a árvore boa produz bons frutos, e toda a árvore má produz frutos maus.
Atividades:
1. Combinados relativos ao tema.
2. Produção de texto.
3. Versículo para se trabalhar sobre perdão:
Daniel 9 : 9
"Ao Senhor, nosso Deus, pertencem a misericórdia, e o perdão... ."
4. Artes apresentadas acima.