Fizemos essa Gincana na época dos Jogos Olímpicos. A turma foi dividida em grupos. Cada grupo escolheu um nome que o representasse: Turma das Raposas, Turma da Maçãs, Turma do Leões, Turma do Mascote e Turma dos Gatos.
Foi muito legal. No final da gincana todos ganharam prêmios.
Professora Delair.
A premiação final: todos venceram!
Observe o quadro de medalha ao fundo. O Projeto Caráter no lado esquerdo da parede também postado nesse Blog.
Produção dos alunos referentes à 6ª etapa da gincana: Ilustração de uma música, no caso : Leão - CD Arca de Noé.
Planejamento:
Este Plano de Ação apresenta-se na forma de “Gincana da leitura”, contemplando a leitura, escrita e a oralidade.
Sabe-se que o aperfeiçoamento da leitura e escrita leva o ser humano a se comunicar de forma clara, objetiva, argumentando com um maior conhecimento de causa sobre os temas que lhe são apresentados.
OBJETIVOS:
Compreender diferentes gêneros textuais;
Ampliar a visão de mundo e inserir o leitor na cultura letrada;
Possibilitar a vivência de emoções, o exercício da fantasia e da imaginação;
Favorecer a estabilização de formas ortográficas;
Permitir produções orais, escritas e em outras diferentes formas de linguagens tais como: cênicas, musical, plásticas dentre outras.
CONTEÚDOS:
Produção de textos
Estudo de textos
Teatro
Reconto
Reescrita
Prática da Leitura
Análise e reflexão da língua
Gêneros literários
DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES:
As atividades propostas justificam a observação feita anteriormente em uma sala de aula onde os alunos demonstraram pouco estímulo à leitura. Gêneros textuais variados, como textos pessoais (cartas, bilhetes), literários (poesia, contos, crônicas), interpretações de imagens, produção de textos em linguagem verbal (oral e escrita) e não verbal (gestual, musical, plástica e cênica) serão utilizados com o propósito de estimular os pequenos leitores na busca, interesse e aquisição de hábitos de leitura, favorecendo o conhecimento e tornando-os reflexivos e críticos.
METODOLOGIA:
1. Apresentar Plano de Ação aos alunos demonstrando através de conversa informal as intenções e objetivos a serem atingidos através da gincana da leitura.
2. Visitar a biblioteca, pesquisar e coletar diferentes fontes de informação.
3. Montar um mural e um canto de leitura na sala de aula.
4. Levantar hipóteses, junto com os alunos, para a escolha do título definitivo da gincana e o nome de cada grupo.
5. Criar coletivamente regras para o andamento da gincana.
6. Promover recontos, produções de textos, ilustrações e pesquisas ao longo da gincana.
1ª Etapa da Gincana:
Escrever uma carta para alguém com um tema escolhido pelas turmas competidoras. Haverá um sorteio de vários temas. OBS: Como estávamos com o Projeto Caráter em andamento os alunos escolheram o tema: "Devemos sempre falar a Verdade".
2ª Etapa:
Leitura de um conto. Os grupos farão o reconto. O melhor e mais detalhado ganhará essa etapa.
3ª Etapa:
Leitura e interpretação de uma poesia através de ilustrações e declamação.
4ª Etapa:
Após analisar uma imagem, produzir um texto sobre aquele tema.
5ª Etapa:
Representação teatral de uma crônica ou fábula adaptada.
6ª Etapa:
Ilustração ou Pintura da letra de uma música.
7ª Etapa:
Pesquisa sobre algum animal, com confecção de cartaz e produção textual.
8ª Etapa:
Ditado com desenhos variados para consolidação da ortografia. A turma que acertar mais palavras ganhará essa etapa.
RECURSOS:
Livros de histórias infantis e de outros gêneros, panfletos, jornais, tesoura, lápis, borracha, cola, tintas, pincéis, computador, fantasias, vídeos, aparelho de CD, instrumentos musicais.
AVALIAÇÃO:
Será feita ao longo da gincana. Haverá também:
A correção coletiva das produções de textos
Auto-avaliações feitas pelos alunos e professora
Será dada premiação para o 1º, 2º e 3º lugares da gincana.
RESULTADOS ESPERADOS:
Ao final da gincana espera-se que os alunos tenham adquirido hábitos de leitura, escrita, pesquisa, expressão, oralidade e socialização de uma forma prazerosa, consolidando os conteúdos atitudinais que implicam em atitudes de valores éticos e morais como solidariedade, tolerância, liberdade, igualdade, pacifismo; conceituais, onde eles estarão expondo o que sentem e pensam levando às reflexões e criticidade; procedimentais evidenciando nas atividades práticas, isto é, no aprender fazendo e que seja útil em sua vida escolar e social.