Após fazer um curso sobre Alfabetização usando Histórias em Quadrinhos, resolvi por em prática o que aprendi.
Espero que gostem!
Delair.
- Você vai precisar de revistinhas em quadrinhos para os alunos observarem os itens que se seguirão.
- Xerox de desenhos variados, de personagens conhecidos ou não.
- Dar liberdade para o aluno criar seus próprios personagens.
O QUE ENCONTRAMOS NUMA HQ ?
* Primeiramente, perguntei aos alunos o que eles viam numa HQ. Após várias respostas, apresentei a folha abaixo explicando alguns itens encontrados nessas revistas.
* Os alunos foram recortando cada item, colando no caderno e escrevendo o conceito de cada um. No quadro fui anotando e orientando como eles fariam em seus cadernos.
* Logo após essa etapa, lemos algumas histórias em quadrinhos com um olhar mais observador a fim de localizarmos todos os itens aprendidos.
* Partimos para a prática: a construção de HQ's.
Vamos aos itens: (Durante o curso, cada grupo selecionou e recortou, de HQ's, os itens estudados.)
a) LINGUAGEM VERBAL: existe diálogo entre os personagens.
b) LINGUAGEM NÃO-VERBAL: não há diálogo em alguns quadros.
c) QUADROS E VINHETAS: Quadros: a formatação da HQ é, na maioria das vezes, em quadros. Vinhetas: também vemos títulos estilizados (enfeitados).
d) LEGENDAS: escrita que dá dicas sobre a história. Ela narra parte da história. Exemplo: "Enquanto isso..." ou "No dia seguinte..."
e) BALÕES: local onde se escreve os diálogos dos personagens.
f) METÁFORAS VISUAIS: são símbolos que representam vários significados na cena.
g) ONOMATOPEIAS: é a escrita de vários sons.
h) TEMPO E LUGAR: Tempo: é observado pelos desenhos na HQ. Pode ser ensolarado, chuvoso, nublado... Lugar: observamos se a história se passa na cidade, fazenda, floresta, parque, dentro de algum local como cinema, teatro, ônibus, lanchonete, escola, etc.
i) PERSONAGENS: são os atores da história. Exemplo: Relâmpago Mcqueen, Cebolinha, Homem Aranha, Bidu, Magali...
j) FIGURAS CINÉTICAS: desenho representando algum objeto em movimento.
k) CARACTERÍSTICAS FÍSICAS E PSICOLÓGICAS dos personagens: Exemplo: o Cebolinha não fala a letra "r" e gosta de perseguir a Mônica; a Magali é gordinha; Cascão não gosta de tomar banho e é amigo do Cebolinha ...
l) A IMPORTÂNCIA DO "FIM": é necessário colocar o termos no final das HQ's para que se entenda que a história acabou.
m) Importante também: colorir a HQ, embora usemos muitos xerox, em sala de aula, para alfabetizar.
** Depois que os alunos colaram e escreveram em seus cadernos o significado de cada item, lemos e observamos nas histórias em quadrinhos cada um deles.
**Sugestão de xerox para construção de histórias em quadrinho: (Naturalmente poderá ser de outros personagens.)
** Nesse momento o professor poderá sugerir um tema para a turma ou deixar livre para que seus alunos inventem sua própria história. Escolhi deixá-los livres.
* É importante que o aluno saiba que não é necessário usar todos os itens em sua HQ. Só se usa o que for necessário.
Agora alguns dos resultados:
No caso de se fazer uma exposição, a sugestão é confeccionar cartazes, convites, lembrancinhas, uma bela decoração do local onde se fará o encontro.
- Um convite especial para a direção da escola.
Exemplo:
- Um cartaz bem grande para colar no pátio da escola, na padaria, ou outro estabelecimento de grande circulação.
Exemplo:
- Cartão de agradecimento para os visitantes da exposição.
Exemplo:
- Decoração: cartazes avulsos para pregar em volta dos trabalhos dos alunos contendo: personagens, legendas, quadrinhos e outros itens de uma HQ.
- Os alunos poderão se caracterizar como os personagens de suas HQ's durante a exposição.
- Eles também poderão explicar os itens em seus desenhos.
- Dramatizações sobre suas HQ's também poderão acontecer durante a exposição.
**Teoricamente falando, trabalhamos, através da HQ, várias "capacidades e habilidades" que ajudam na alfabetização, nos Eixos específicos propostos pelo Sistema de Ensino de nossa região:
Se você se interessar, clique nesse link para ver as Proposições da Rede Municipal de Belo Horizonte e encontrará essas capacidades, no caso (Língua Portuguesa) a serem desenvolvidas pelos alunos:
Capacidades trabalhadas por área de aprendizagem: leia nos quadros do documento cada capacidade trabalhada observando pelos números.
Eixo 1 - Compreensão e produção de Textos Orais: capacidades trabalhadas - 1, 2, 3,4,6,7,9,10,11,12,13.
Eixo 2 - Compreensão e Valorização da Cultura escrita: capacidades trabalhadas - 1, 2.
Eixo 3 - Apropriação do Sistema de escrita: capacidades 1,2,3,4,6,7,8,9,10.
Eixo 4 - Leitura: capacidades 1,3,4,5,6,7,10,12,14,22,24.
Eixo 5 - Produção de Textos escritos: capacidades 1,2,4,5,6,7,12.
Enquanto eles faziam, eu também fiz a minha HQ que também serviu de modelo:
Enfim, é possível alfabetizar com Histórias em Quadrinhos!