quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

Caráter - Final do Projeto

No final do Projeto, visualizamos a pomba cheia de temas relacionados aos valores. O enfoque era promover a PAZ através de atitudes baseadas nos temas vistos ao longo do ano.
Professora Delair.


OBS: Todos os temas trabalhados no Projeto Valores do Caráter estão na barra lateral esquerda do blog.

Espero que tenha contribuído com alguém que tenha o interesse de trabalhar ética e valores com seus alunos. Abraços!!!

segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Caráter - Tolerância e Frutos do Espírito

O caráter Tolerância e Frutos do Espírito foram trabalhados juntos. Os desenhos dos frutos foram coloridos pelos alunos para montarmos o painel da sala. Nossa pomba da paz estava ficando cada vez mais cheia de temas do Caráter.
Professora Delair.


Para montagem do Painel:




Desenhos com o tema dos Frutos do Espírito:








Atividade:

Conto:

O ORELHUDO

Era seu segundo dia de aula. Henry se sentou na primeira carteira da sala, ao lado da janela, como lhe recomendou sua mamãe. A professora de nome Mily, entrou na sala e lhes disse: “Bom dia. Hoje vamos estudar alguns animais. Começaremos pelo asno, esse animal tão útil à humanidade, forte, de orelhas grandes”...

...”E como Henry”, interrompeu uma voz que saía do fundo da sala.

Muitas crianças começaram a rir muito e olhavam para Henry.
"Quem disse isso?" Perguntou a professora, ainda que sabia bem quem havia dito isso.

“Foi Quique”, disse uma menina apontando para o lado em direção a um menino sardento de cinco anos.

“Crianças, crianças”, disse Mily com voz enérgica e com cara de irritação. Não devem zombar dos demais. Isso não é bom e não vou permitir isso em minha sala. Todos ficaram em silêncio, mas ainda se ouvia algumas risadinhas.

Um tempo depois, uma bola de papel pegou na cabeça de Tomaz. Ao olhar para trás, não viu quem havia jogado, e novamente muitos riram-se dele. Decidiu não fazer caso às zombarias e continuou olhando as fotos de animais que Mily mostrava. Estava muito triste, mas não chorou.

No recreio Henry abriu sua lancheira e começou a comer o delicioso lanche que sua mamãe havia-lhe preparado. Duas crianças que estavam por perto gritaram: “orelhudo, olhe o orelhudo, não coma tanto que vai sair um rabo como um asno”, e começaram a rir. Outras crianças ao seu redor olharam para ele e tocando suas próprias orelhas, riam-se e murmuravam. Henry, entendeu pela primeira vez, que de verdade havia nascido com suas orelhas um pouco maiores. “Como seu avô Manuel”, havia ouvido dizer seu papai certa vez.

Logo se escutaram gritos no salão de música, de onde saía muita fumaça. Henry aproximou-se e viu muitas crianças fechadas sem poder sair, pois alguma criança travessa havia colocado um cabo de vassoura nos trincos. Através dos vidros, podiam-se ver os rostos dos pequenos chorando, gritando e muito assustados. Em pouco tempo as chamas cresciam e começava a queimar alguns objetos e móveis. Os professores não se haviam dado conta do perigo, e nenhum dos alunos se atrevia a fazer nada.

Henry, sem duvidar um segundo, deixou sua lancheira e correu até a porta da sala e apesar do calor que saía, agarrou o cabo de vassoura que travava a porta e o tirou com força. As crianças saíram depressa e todos se salvaram.
Henry tornou-se um herói. Todos elogiaram sua coragem. As crianças que haviam zombado dele estavam envergonhadas.

Em casa, Henry contou tudo o que sucedeu à sua família, e todos ficaram orgulhosos dele. No dia seguinte, nenhuma criança zombou de Henry. Haviam entendido que os defeitos físicos eram apenas aparentes, mas por outro lado, o valor de Henry ao salvar seus companheiros era mais valioso e digno de se admirar.

Conto de Álvaro Jurado Nieto, Colômbia.


Versículos para se comentar:

Tiago 2 :1

Meus irmãos, não tenhais a fé de nosso Senhor Jesus Cristo, Senhor da glória, em acepção de pessoas.

sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

Caráter - Responsabilidade

A Responsabilidade foi mais um tema de valores trabalhado com a minha turma.
Com o decorrer do Projeto, a análise feita nos textos dos livros que líamos tanto de Literatura Infantil quanto de Língua Portuguesa eram vistos com o olhar voltado para o comportamento dos personagens das histórias.
Professora Delair.










Conto sobre a águia de cabeça branca:

Clique para ver maior.





1º Samuel capítulo 17:

Davi era uma menino que tomava conta das ovelhas do seu pai.
Um dia ele teve que viajar mas não deixou suas ovelhas sozinhas.
Ele já havia matado um urso e um leão que as queria comer.
Então ele, com RESPONSABILIDADE, deixou-as com outra pessoa enquanto viajava.
Ele foi ungido Rei ainda novo.

quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Caráter - Compaixão

Mais um valor de caráter trabalhado: a compaixão que significa sentir piedade do próximo e ajudá-lo.
Professora Delair.









Versículo que pode ser trabalhado:

Mateus 14:14
14 E, Jesus, saindo, viu uma grande multidão, e possuído de íntima COMPAIXÃO para com ela, curou os seus enfermos.

terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Caráter - Cooperação

Esse foi mais um tema abordado relativo aos Valores. Discutimos o tema analisando uma imagem simples: o comportamento de dois burrinhos. Depois fizemos um painel sobre como poderíamos cooperar com o próximo.
Professora Delair.









Versículo para se comentar:

Mateus 7:17
17 Assim, toda a árvore boa produz bons frutos, e toda a árvore má produz frutos maus.

sábado, 4 de dezembro de 2010

Caráter - Perdão

Esse foi o oitavo tema do Projeto Valores do Caráter.
O painel tem como animal símbolo uma ovelha. Temos que ser como ovelhas para receber o perdão de Deus quanto mais de pessoas as quais possamos ter magoado.
Professora Delair.



Desenho para colorir com o tema:
Mais um enfeite do painel com o tema:



Cartão da paz.


Produção de texto:
Artes: Confecção do coração em paz.


Placa "Proibido pescar": os alunos escreveram o que eles achavam que não se podia pescar.



Conto:

Conta uma antiga lenda que existia uma cidade onde a palavra perdão nunca existiu.
As pessoas eram, portanto, donas da verdade, arrogantes e sofriam de uma terrível moléstia, complexo de superioridade.
A convivência era bastante complicada porque todos se consideravam perfeitos e com isso não enxergavam, nem admitiam seus defeitos, erros e equívocos.
Nessa cidade reinava a vaidade, a competição e a inimizade, por mais que elas andassem disfarçadas por detrás de sorrisos e manifestações de afeto.
Um dia uma mulher, vinda de outra cidade, foi morar lá.
Todos as tardes ia até a padaria e na volta sempre passava por uma praça onde um grupo de rapazes jogava bola.
Seu trajeto seria bem menor se ela cruzasse a praça, mas para não atrapalhar o jogo deles ela fazia o seu caminho contornando a praça. Claro que nenhum deles nunca percebeu ou deu valor à sua gentileza. Naquela cidade muito poucos entendiam desse assunto.
Certo dia essa mulher estava cheia de preocupações, com a cabeça bastante perturbada e na volta da padaria não se deu conta do caminho que tomou e atravessou a praça no exato momento em que um dos rapazes ia fazer um gol. O jogo parou, todos se olharam e o tal jovem, muito bravo, perguntou à ela:
A senhora não está vendo o que fez? Que falta de atenção, até mesmo de consideração! Custava dar a volta na praça?
E ela respondeu:
- Há cerca de seis meses que todos os dias eu dou a volta na praça para não atrapalhar o jogo de vocês. Hoje, no entanto, eu confesso que me distraí. Estava muito envolvida com meus pensamentos. Peço a todos vocês perdão por isso.
Ninguém entendeu o que ela quis dizer e um dos meninos perguntou:
- Perdão? O que é perdão? Nunca ouvimos essa palavra.
- Perdão é um ato de humildade, embora alguns julguem ser um ato de humilhação.
Os meninos foram para suas casas muito pensativos e contaram a seus pais sobre o perdão.
Errar, cometer injustiças, tomar atitudes precipitadas que podem prejudicar e magoar terceiros são coisas das quais todo ser humano está sujeito.
Reconhecer seus erros e pedir perdão, no entanto, nem todos os seres humanos são capazes. Para isso é necessária uma enorme dose de humildade, um coração sensato e um espírito elevado.
Só os grandes sabem pedir perdão!
Dizem que aquela cidade anda muito diferente, mais alegre, as pessoas mais amigas, menos rivalidades e que todos além de terem aprendido a pedir perdão, agora também estão aprendendo a perdoar.

Autoria: desconhecida.

Atividades:

1. Combinados relativos ao tema.

2. Produção de texto.

3. Versículo para se trabalhar sobre perdão:

Daniel 9 : 9

"Ao Senhor, nosso Deus, pertencem a misericórdia, e o perdão... ."

4. Artes apresentadas acima.

sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Caráter - GRATIDÃO.


Esse foi o sétimo tema do Projeto de Valores do Caráter.
Há no painel uma pomba branca, onde nós escrevíamos todos os temas já vistos. No final do Projeto ela ficou toda colorida, cheia de palavras referentes aos diversos valores. Cada valor era escrito com um canetão de cor diferente.
Professora Delair.




1º Conto:






Desenho do porco-espinho para colorir:





Outro desenho para reconhecimento e gratidão por tudo que temos:



2º Conto:
Clique para ver melhor.





Artes: Árvore da gratidão, onde os alunos escreveram em cada flor por que e quem eram gratos:









CARÁTER - GRATIDÃO

CONCEITO:
• Reconhecimento de benefícios.
• Agradecimento.


• É uma questão de escolha
• Reconhecer que tudo que se tem vem do esforço de outra pessoa
• É honrar seus responsáveis
• Não é reembolsar, mas reconhecer o investimento do outro
• Por isto existem as homenagens com medalhas – por reconhecimento.

EU DECIDO: explicação de cada ítem:

a) Mostrar aos pais e professores...

• Como? Exemplo: Obediência aos pais e professores.
• Criança obediente mostra que valorizam suas autoridades.

b) Escrever bilhetes...

• Implica em ação ( de fazer alguma coisa em atitude de agradecimento).

c. Cuidar de minhas coisas...
• Exemplo: cuidar de bichos de estimação dado pelos pais;
• OU do brinquedo, do quarto, do material escolar , demostrando gratidão.

d. Ficar satisfeito com que possuo...

• Porque a verdadeira felicidade não depende de riqueza material
• Do contrário, as pessoas deixam de valorizar o mais importante que são os relacionamentos em família, com amigos, vizinhos, etc.
• Isso não quer dizer que a pessoa não deva lutar para melhorar suas condições de vida: estudando, se qualificando profissionalmente , etc.

e) Contar as bênçãos recebidas...

• Dar testemunhos dos benefícios
• Resmungar deixa as pessoas desanimadas, amargas.
• “Olhar além dos problemas” e ver os benefícios ou seja, o lado bom ( a experiência, o ensinamento...)
• Ser uma pessoa positiva e evitar o negativismo.

ATIVIDADES:

• Dinâmica: "Desenho com a mão errada" como propósito de agradecimento por conseguir fazer as coisas com a mão certa: coloque uma música e peça para os alunos ilustrarem a letra da música com a mão que não escrevem. Eles não vão ter muita coordenação. Depois, cada aluno irá circundar a mão que escreve com um lápis de cor para reconhecimento de poder escrever bem com essa mão.


• Boas maneiras: palavras importantes como : obrigado, por favor, etc.
• Homenagens: Salva de palmas para alguém da escola, na reunião de pais...
• Gratidão em várias línguas:
Espanhol: gracias
Francês: Merci
Italiano: gratci
Chinês: Chaichai
Russo: Spaciba
Alemão: DanKa
Japonês: Arigatô


• Artes: confeccionar e fazer um painel da Árvore da gratidão.



LOUVOR: TE AGRADEÇO - Diante do Trono



VERSÍCULO SOBRE - GRATIDÃO
Salmos 69:30
Louvarei o nome de Deus com um cântico, e engrandecê-lo-ei com ação de GRAÇAS.