quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

PROJETO: "REPÓRTER POR UM DIA."


Esse foi o resultado da construção do gráfico:



Momento da entrevista entre os alunos:




Clique para ver maior:





Observação: É importante dizer que a folha de entrevista foi xerocada frente e verso para facilitar o manuseio dos alunos.



Minha intenção nesse projeto foi trabalhar GRÁFICOS com meus alunos de 6 anos.

Foi uma experiência maravilhosa!!!

A princípio pensou-se em fazer essa pesquisa na própria família do aluno, porém, percebi que seria melhor se fosse realizada na própria escola, com alunos de duas salas de aula vizinhas da nossa, promovendo relações interpessoais entre eles.

Como o tema alimentação é muito amplo, optou-se por abordá-lo de uma maneira bem simples para que os alunos pudessem se localizar dentro do conteúdo na medida em que eles viam, através de figuras, os alimentos comumente ingeridos por eles em seu dia-a-dia.

Como ponto positivo, destaca-se a construção de conceitos matemáticos, tais como: idéias de juntar, contagem de números, noção de quantidade; a aquisição de conhecimento, isto é, no trato com o outro, na oralidade, noção da profissão de um repórter, adquirida ao longo do trabalho de pesquisa feito pelos alunos e a interação com outros atores da escola.

Observação: Optei por não citar bebida alcoólica na pesquisa em razão de ser algo que causa dependência e outros danos a todos, embora no ambiente familiar das crianças, seja comum esse tipo de bebida.

Professora Delair.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SE ESSA POSTAGEM TE INTERESSOU, POSTE TAMBÉM SEU COMENTÁRIO! MUITO OBRIGADA!!!