quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

GINCANA DA LEITURA

Fizemos essa Gincana na época dos Jogos Olímpicos. A turma foi dividida em grupos. Cada grupo escolheu um nome que o representasse: Turma das Raposas, Turma da Maçãs, Turma do Leões, Turma do Mascote e Turma dos Gatos.
Foi muito legal. No final da gincana todos ganharam prêmios.
Professora Delair.


A premiação final: todos venceram!
Observe o quadro de medalha ao fundo. O Projeto Caráter no lado esquerdo da parede também postado nesse Blog.


Produção dos alunos referentes à 6ª etapa da gincana: Ilustração de uma música, no caso : Leão - CD Arca de Noé.





Planejamento:
Este Plano de Ação apresenta-se na forma de “Gincana da leitura, contemplando a leitura, escrita e a oralidade.
Sabe-se que o aperfeiçoamento da leitura e escrita leva o ser humano a se comunicar de forma clara, objetiva, argumentando com um maior conhecimento de causa sobre os temas que lhe são apresentados.

OBJETIVOS:

 Compreender diferentes gêneros textuais;
 Ampliar a visão de mundo e inserir o leitor na cultura letrada;
 Possibilitar a vivência de emoções, o exercício da fantasia e da imaginação;
 Favorecer a estabilização de formas ortográficas;
 Permitir produções orais, escritas e em outras diferentes formas de linguagens tais como: cênicas, musical, plásticas dentre outras.

CONTEÚDOS:

 Produção de textos
 Estudo de textos
 Teatro
 Reconto
 Reescrita
 Prática da Leitura
 Análise e reflexão da língua
 Gêneros literários

DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES:

As atividades propostas justificam a observação feita anteriormente em uma sala de aula onde os alunos demonstraram pouco estímulo à leitura. Gêneros textuais variados, como textos pessoais (cartas, bilhetes), literários (poesia, contos, crônicas), interpretações de imagens, produção de textos em linguagem verbal (oral e escrita) e não verbal (gestual, musical, plástica e cênica) serão utilizados com o propósito de estimular os pequenos leitores na busca, interesse e aquisição de hábitos de leitura, favorecendo o conhecimento e tornando-os reflexivos e críticos.

METODOLOGIA:

1. Apresentar Plano de Ação aos alunos demonstrando através de conversa informal as intenções e objetivos a serem atingidos através da gincana da leitura.
2. Visitar a biblioteca, pesquisar e coletar diferentes fontes de informação.
3. Montar um mural e um canto de leitura na sala de aula.
4. Levantar hipóteses, junto com os alunos, para a escolha do título definitivo da gincana e o nome de cada grupo.
5. Criar coletivamente regras para o andamento da gincana.
6. Promover recontos, produções de textos, ilustrações e pesquisas ao longo da gincana.

1ª Etapa da Gincana:
Escrever uma carta para alguém com um tema escolhido pelas turmas competidoras. Haverá um sorteio de vários temas. OBS: Como estávamos com o Projeto Caráter em andamento os alunos escolheram o tema: "Devemos sempre falar a Verdade".

2ª Etapa:
Leitura de um conto. Os grupos farão o reconto. O melhor e mais detalhado ganhará essa etapa.

3ª Etapa:
Leitura e interpretação de uma poesia através de ilustrações e declamação.

4ª Etapa:
Após analisar uma imagem, produzir um texto sobre aquele tema.

5ª Etapa:
Representação teatral de uma crônica ou fábula adaptada.

6ª Etapa:
Ilustração ou Pintura da letra de uma música.

7ª Etapa:
Pesquisa sobre algum animal, com confecção de cartaz e produção textual.

8ª Etapa:
Ditado com desenhos variados para consolidação da ortografia. A turma que acertar mais palavras ganhará essa etapa.

RECURSOS:

Livros de histórias infantis e de outros gêneros, panfletos, jornais, tesoura, lápis, borracha, cola, tintas, pincéis, computador, fantasias, vídeos, aparelho de CD, instrumentos musicais.

AVALIAÇÃO:
Será feita ao longo da gincana. Haverá também:
 A correção coletiva das produções de textos
 Auto-avaliações feitas pelos alunos e professora
 Será dada premiação para o 1º, 2º e 3º lugares da gincana.

RESULTADOS ESPERADOS:

Ao final da gincana espera-se que os alunos tenham adquirido hábitos de leitura, escrita, pesquisa, expressão, oralidade e socialização de uma forma prazerosa, consolidando os conteúdos atitudinais que implicam em atitudes de valores éticos e morais como solidariedade, tolerância, liberdade, igualdade, pacifismo; conceituais, onde eles estarão expondo o que sentem e pensam levando às reflexões e criticidade; procedimentais evidenciando nas atividades práticas, isto é, no aprender fazendo e que seja útil em sua vida escolar e social.

8 comentários:

  1. Adorei! parabéns!

    Professora Nair Giacomelli de Alegria rs

    ResponderExcluir
  2. Que bom Nair, muito obrigada!
    Fico feliz que, de alguma maneira, esse projeto possa contribuir para a educação integral dos nossos alunos.Posso testemunhar que foi mais do que emocionante o empenho dos alunos.
    Volte sempre,
    Professora Delair.

    ResponderExcluir
  3. Olá Gostei muito das sugestões e gostaria de aplicá-las, porém, tenho 27 turmas do 1º ao 5º ano, me ajude com uma forma mais prática e possivel de fazer a gincana.
    Grande abraço.
    Carmen

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida Carmexcita,
      Pelo fato de você ter turmas em vários níveis de alfabetização e letramento, será necessário dividir as etapas de acordo com o nível de cada grupo. Ou fazer duas ou três gincanas ao mesmo tempo, o que agitará suas turmas e te cansará mais. Mas terá que haver um Planejamento para cada gincana, pois as leituras, representações teatrais naturalmente se fará de acordo com a idade série de cada grupo de turmas (histórias infantis, infanto-juvenis).
      Ainda, ou você faz a Gincana primeiro com os pequeninos (num trimestre), depois mais à frente com os alunos maiores (noutro trimestre) e numa terceira etapa, com os alunos do 5º ano (mais no final do ano).
      Como eu tinha só uma turma, deu certo e correu tranquilamente. O seu caso é muito complicado fazer com as 27 turmas.
      Pode dar certo se a Escola te ajudar no Planejamento e se engajar nessa grande brincadeira lúdica.
      Obrigada pela visita,volte sempre que quiser,
      Deus te abençoe,
      Delair.

      Excluir
  4. Respostas
    1. Anônimo(a),
      Que bom que você valorizou meu trabalho. Na verdade dá trabalho, demanda tempo, contudo o resultado de toda vivência com os alunos me fez dizer: Valeu à pena!!!
      Muito obrigada viu?
      Deus te abençoe,
      Delair.

      Excluir
  5. Respostas
    1. Anônimo, obrigada pela visita.
      Deus te abençoe,
      Delair.

      Excluir

SE ESSA POSTAGEM TE INTERESSOU, POSTE TAMBÉM SEU COMENTÁRIO! MUITO OBRIGADA!!!