domingo, 28 de novembro de 2010

Caráter - GENEROSIDADE

Esse foi o quinto tema do Projeto Valores do Caráter.

No painel vemos corações triplos unidos com subtítulos por dentro: no primeiro à esquerda, "Como posso ser generoso", no coração central, "Como tenho sido generoso", e no coração da direita, "Palavras generosas que posso dizer". Os alunos escreveram suas respostas sob a forma de ítens abaixo das questões. E na frente do coração dobrado eles colocaram o título do Tema, além de colorir e enfeitar a gosto.
Professora Delair.



Conto: texto informativo sobre os pelicanos.


Pelicano para colorir.
Contei também a Fábula: O Leão e o Rato.

Falei sobre a generosidade do rato que livrou o leão da armadilha.


O LEÃO E O RATO:
Um Leão dormia sossegado, quando foi despertado por um Rato, que passou correndo sobre seu rosto. Com um bote ágil ele o pegou, e estava pronto para matá-lo, ao que o Rato suplicou:
___Ora, se o senhor me poupasse, tenho certeza que um dia poderia retribuir sua bondade.
Rindo por achar rídícula a idéia, assim mesmo, ele resolveu libertá-lo. Aconteceu que, pouco tempo depois, o Leão caiu numa armadilha colocada por caçadores. Preso ao chão, amarrado por fortes cordas, sequer podia mexer-se. O Rato, reconhecendo seu rugido, se aproximou e roeu as cordas até deixá-lo livre. Então disse:
___O senhor riu da simples idéia de que eu seria capaz, um dia, de retribuir seu favor. Mas agora sabe, que mesmo um pequeno Rato é capaz de fazer um favor a um poderoso Leão.
Autor: Esopo

SUGESTÕES DE ATIVIDADES: GENEROSIDADE

1. Cartões de combinados por exemplo:
• Compartilhar o que tenho com os outros
• Reciclar
• Não exigir nada em troca de minha generosidade
• Doar o meu tempo e talentos para ajudar o próximo
• Elogiar o bem que vejo nos outros.

2. CONTO: a história do pelicano.

3. JOGO: Ordenar a definição do tema com cartões coloridos e marcar quantos segundos cada equipe gastou para fazê-lo.

4. CITAÇÃO/PESQUISA: sobre pessoas generosas na cidade/bairro/escola/rua, etc.

5. ARTES 1: Cupons da Generosidade (vale) : um abraço, ajuda na cozinha, um beijo, etc.

ARTES 2: Cartão: Um coração generoso.

6. EDUCAÇÃO FÍSICA: faça duas filas de alunos e com a bola dada 1º aluno de cada fila, faça a brincadeira de quem terminar de passar a bola por cima e por baixo até chegar no primeiro de novo.

7. LÍNGUA PORTUGUESA: POEMA
Os meus bens, com os outros compartilharei
Reciclarei e conservarei
Quando vir o bem nos outros,
Prontamente elogiarei.

Meu tempo e talentos doarei
Para aprender melhor, farei
Livremente aos outros darei
E nada em troca pedirei.

Tudo isso é importante
Para o meu próprio bem.
Vou repetir de novo
Generoso eu sempre serei !!!!

8 . PROJETO RECICLAGEM

9. DOAÇÃO DE ROUPAS, ALIMENTOS PARA INSTITUIÇÕES DE CARIDADE, CRECHES, ETC.

10. “AMIGO SECRETO ANÔNIMO”: ensinará não esperar nada em troca. Fazer envelopes reciclados de revistas para mandar os bilhetes.

11. DESENHO DO TEMA: com a definição para colorir.

12. VERSÍCULOS: GENEROSIDADE

Salmos 33:5 - Ele ama a justiça e o juízo; a terra está cheia da bondade do Senhor.

Salmos 107:8 - Louvem ao Senhor pela sua bondade, e pelas suas maravilhas para com os filhos dos homens
.

2 comentários:

  1. gostei muito, vou usar algumas dessas idéias nas minhas aulas de ensino religioso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom! Volte sempre e fique a vontade para usar as atividades postadas aqui. Tenha a certeza que vai dar frutos de justiça na sua vida e na dos seus alunos.
      Deus te abençoe,
      Delair.

      Excluir

SE ESSA POSTAGEM TE INTERESSOU, POSTE TAMBÉM SEU COMENTÁRIO! MUITO OBRIGADA!!!