Fiz o Projeto "Valores do Caráter" com meus alunos abordando vários temas relativos à importância do caráter na vida do ser humano. Eles tinham entre 8 e 9 anos mas pode ser feito antes dessa fase. Vai depender da abordagem.Várias idéias surgem durante o processo. Sei que a criatividade irá direcionar seu trabalho com as crianças.
Professora Delair.Dei esses desenhos para que eles colorissem:
Deus é sempre atencioso conosco!
Eduardo e Mailow:
Montamos o chapéu do Mailow e tirei várias fotos dos alunos.
Tudo começou com uma contação de história:
O CÃOZINHO ATENCIOSO
CERTO DIA UM CÃOZINHO CHAMADO MAILOW E SEU DONO FORAM PASSEAR NO PARQUE DO BAIRRO ONDE MORAVAM.
SEU DONO LEVOU UM FRISBEE PARA ELES JOGAREM NA PRACINHA DO PARQUE.
MAILOW GOSTAVA MUITO DO SEU DONO QUE SE CHAMAVA EDUARDO.
A ALEGRIA ESTAVA NO ROSTO DO EDUARDO E NA CAUDA DO MAILOW QUE BALANÇAVA PRA LÁ E PRA CÁ. ELE LATIA DE FELICIDADE O TEMPO TODO.
DE REPENTE, EDUARDO JOGOU O FRISBEE BEM LONGE PARA QUE O MAILOW PUDESSE CORRER E BUSCÁ-LO MAS ACONTECEU UM IMPREVISTO. O CAMINHÃO DE LIXO VINHA EM ALTA VELOCIDADE E O FRISBEE CAIU BEM NO MEIO DA AVENIDA.
QUANDO EDUARDO VIU, ELE PENSOU: - O MAILOUW VAI SER ATROPELADO. OH,NÃO !!!
ENTÃO O DONO DO CACHORRINHO GRITOU: “MORTO”. E MAILOW ENTENDEU E FICOU PARADINHO E DEITADINHO NO CHÃO COM O FRISBEE NA BOCA.
ENTÃO O CAMINHÃO PASSOU POR CIMA DE MAILOW MAS ELE NÃO MORREU, PORQUE OBEDECEU O SEU DONO NAQUELA BRINCADEIRA DE “VIVO, MORTO”.
A ATENÇÃO DE MAILOW AO QUE EDUARDO FALOU SALVOU SUA PRÓPRIA VIDA.
ASSIM QUE PASSOU O SUSTO DE EDUARDO ELE GRITOU PARA MAILOW: VIVO !!! E O CÃOZINHO SE LEVANTOU VIVINHO E FELIZ, VOLTANDO COM O BRINQUEDO NA BOCA.
SUGESTÕES DE ATIVIDADES – Caráter ATENÇÃO :
1) ESCREVER CARTÕES do “EU DECIDO” com combinados e dar aos alunos – em papel cartão ou outro mais grosso e colorido.
● Olhar para as pessoas quando estiverem falando comigo
● Fazer perguntas quando não entender algo
● Assentar e levantar corretamente
● Não fazer nada para chamar atenção
● Manter meus olhos, ouvidos, mãos, pés e boca longe de distrações.
2) FAZER UM CARTAZ com uma definição de "Atenção"para os alunos.
3) COMANDOS SILENCIOSOS: Pratique esses comandos com os alunos.
1 dedo levantado (gesto) > significa sentar ou ficar em pé com boa postura
2 dedos levantados (gesto) > significa parar de falar, rir e acalmar-se
3 dedos (gesto) > significa sorrir
4) BRINCADEIRA DA FILA com imitação de gestos.
5) MÚSICA:
Se és atento quero te ver bater as mãos
Se és atento quero te ver bater as mãos
Se és atento pra eu poder acreditar
Se és atento quero te ver bater as mãos
Versos adicionais: bater os pés; tocar na cabeça; dar meia volta; ficar de pé; fazer tudo junto...
6) JOGO DO BARULHO:
Pegue vários objetos, vendo os olhos de um aluno. Jogue o objeto no chão e se ela acertar elogie sua atenção.
Variação: jogo de equipes
7) COMPARTILHAR SITUAÇÕES de atenção x desatenção
8) FAZER 1 COMPROMETIMENTO individual com cada aluno. O aluno escolhe o que fazer.
9) PERGUNTAR SOBRE OS COMBINADOS “eu decido” pra que eles respondam : Sim, eu ....
10) POEMA: (Leitura e Escrita)
Eu vou olhar para quem fala
E ouvir atentamente
Com postura vou sentar
Como soldado obediente
A atenção para mim mesmo
Eu não vou tentar chamar
E perguntas eu, sim, vou fazer
Para me ajudar
Isto tudo é importante
Para o meu próprio bem
Então vou repetir de novo
E mais rápido também.
11) DINÂMICA DA CADEIRA:
1º. Pegue 2 cadeiras – com duas crianças olhando uma pra outra.
2º. Um aluno tenta distraí-las fazendo-as olhar em outra direção
3º. Marque um tempo de 30s
Elogie quem conseguiu ter atenção e não desviar o olhar.
Estabelecer limites ( não empurrar, não usar apelidos, não segurar a pessoa , etc)
Fale que nem tudo merece nossa atenção.
12) MOSTRA DE GRAVURAS por alguns segundos: pergunte os alunos se eles se lembram do que viram nela.
13) JOGO DO RITMO:
1º. Sentar em círculo
2º. 1 aluno bate palma em um ritmo e o próximo tenta imitá-lo
✗ Pode-se aumentar um toque diferente em uma segunda rodada.
✗ Variações: - estalar os dedos; bater no chão; bater na carteira; usar linguagem de sinais simples.
15) OBJETOS TAMPADOS NA MESA, destampa , os alunos vêem por alguns segundos (5s) e depois anotam o que viram.
16) ARTES: Lupa > significa “prestar atenção nos outros e não em si mesmo”.
Material: - papel cartão; cola; giz de cera; tesoura; papel celofane.
OBS: Pode colocar papel celofane, para ver “o outro”, isto é, prestar atenção no seu próximo.
17) JOGO “EU ESPIONO”
1º. Alguém escolhe um objeto
2º. O espião tenta adivinhar com perguntas
3º. Só pode responder “SIM' ou 'NÃO'
4º. Pode jogar por equipes e por tempo estipulado (ex: 1 minuto para descobrir o que é).
18) JOGO “VINTE PERGUNTAS”
1º. Escreva o nome de alguém , ou algum objeto, ou animal
2º. Faça perguntas para quem escreveu que responderá sim ou não
✔ Falar da importância de saber ouvir.
✔ e de levantar a mão e esperar a vez para falar.
O CÃOZINHO ATENCIOSO
CERTO DIA UM CÃOZINHO CHAMADO MAILOW E SEU DONO FORAM PASSEAR NO PARQUE DO BAIRRO ONDE MORAVAM.
SEU DONO LEVOU UM FRISBEE PARA ELES JOGAREM NA PRACINHA DO PARQUE.
MAILOW GOSTAVA MUITO DO SEU DONO QUE SE CHAMAVA EDUARDO.
A ALEGRIA ESTAVA NO ROSTO DO EDUARDO E NA CAUDA DO MAILOW QUE BALANÇAVA PRA LÁ E PRA CÁ. ELE LATIA DE FELICIDADE O TEMPO TODO.
DE REPENTE, EDUARDO JOGOU O FRISBEE BEM LONGE PARA QUE O MAILOW PUDESSE CORRER E BUSCÁ-LO MAS ACONTECEU UM IMPREVISTO. O CAMINHÃO DE LIXO VINHA EM ALTA VELOCIDADE E O FRISBEE CAIU BEM NO MEIO DA AVENIDA.
QUANDO EDUARDO VIU, ELE PENSOU: - O MAILOUW VAI SER ATROPELADO. OH,NÃO !!!
ENTÃO O DONO DO CACHORRINHO GRITOU: “MORTO”. E MAILOW ENTENDEU E FICOU PARADINHO E DEITADINHO NO CHÃO COM O FRISBEE NA BOCA.
ENTÃO O CAMINHÃO PASSOU POR CIMA DE MAILOW MAS ELE NÃO MORREU, PORQUE OBEDECEU O SEU DONO NAQUELA BRINCADEIRA DE “VIVO, MORTO”.
A ATENÇÃO DE MAILOW AO QUE EDUARDO FALOU SALVOU SUA PRÓPRIA VIDA.
ASSIM QUE PASSOU O SUSTO DE EDUARDO ELE GRITOU PARA MAILOW: VIVO !!! E O CÃOZINHO SE LEVANTOU VIVINHO E FELIZ, VOLTANDO COM O BRINQUEDO NA BOCA.
SUGESTÕES DE ATIVIDADES – Caráter ATENÇÃO :
1) ESCREVER CARTÕES do “EU DECIDO” com combinados e dar aos alunos – em papel cartão ou outro mais grosso e colorido.
● Olhar para as pessoas quando estiverem falando comigo
● Fazer perguntas quando não entender algo
● Assentar e levantar corretamente
● Não fazer nada para chamar atenção
● Manter meus olhos, ouvidos, mãos, pés e boca longe de distrações.
2) FAZER UM CARTAZ com uma definição de "Atenção"para os alunos.
3) COMANDOS SILENCIOSOS: Pratique esses comandos com os alunos.
1 dedo levantado (gesto) > significa sentar ou ficar em pé com boa postura
2 dedos levantados (gesto) > significa parar de falar, rir e acalmar-se
3 dedos (gesto) > significa sorrir
4) BRINCADEIRA DA FILA com imitação de gestos.
5) MÚSICA:
Se és atento quero te ver bater as mãos
Se és atento quero te ver bater as mãos
Se és atento pra eu poder acreditar
Se és atento quero te ver bater as mãos
Versos adicionais: bater os pés; tocar na cabeça; dar meia volta; ficar de pé; fazer tudo junto...
6) JOGO DO BARULHO:
Pegue vários objetos, vendo os olhos de um aluno. Jogue o objeto no chão e se ela acertar elogie sua atenção.
Variação: jogo de equipes
7) COMPARTILHAR SITUAÇÕES de atenção x desatenção
8) FAZER 1 COMPROMETIMENTO individual com cada aluno. O aluno escolhe o que fazer.
9) PERGUNTAR SOBRE OS COMBINADOS “eu decido” pra que eles respondam : Sim, eu ....
10) POEMA: (Leitura e Escrita)
Eu vou olhar para quem fala
E ouvir atentamente
Com postura vou sentar
Como soldado obediente
A atenção para mim mesmo
Eu não vou tentar chamar
E perguntas eu, sim, vou fazer
Para me ajudar
Isto tudo é importante
Para o meu próprio bem
Então vou repetir de novo
E mais rápido também.
11) DINÂMICA DA CADEIRA:
1º. Pegue 2 cadeiras – com duas crianças olhando uma pra outra.
2º. Um aluno tenta distraí-las fazendo-as olhar em outra direção
3º. Marque um tempo de 30s
Elogie quem conseguiu ter atenção e não desviar o olhar.
Estabelecer limites ( não empurrar, não usar apelidos, não segurar a pessoa , etc)
Fale que nem tudo merece nossa atenção.
12) MOSTRA DE GRAVURAS por alguns segundos: pergunte os alunos se eles se lembram do que viram nela.
13) JOGO DO RITMO:
1º. Sentar em círculo
2º. 1 aluno bate palma em um ritmo e o próximo tenta imitá-lo
✗ Pode-se aumentar um toque diferente em uma segunda rodada.
✗ Variações: - estalar os dedos; bater no chão; bater na carteira; usar linguagem de sinais simples.
15) OBJETOS TAMPADOS NA MESA, destampa , os alunos vêem por alguns segundos (5s) e depois anotam o que viram.
16) ARTES: Lupa > significa “prestar atenção nos outros e não em si mesmo”.
Material: - papel cartão; cola; giz de cera; tesoura; papel celofane.
OBS: Pode colocar papel celofane, para ver “o outro”, isto é, prestar atenção no seu próximo.
17) JOGO “EU ESPIONO”
1º. Alguém escolhe um objeto
2º. O espião tenta adivinhar com perguntas
3º. Só pode responder “SIM' ou 'NÃO'
4º. Pode jogar por equipes e por tempo estipulado (ex: 1 minuto para descobrir o que é).
18) JOGO “VINTE PERGUNTAS”
1º. Escreva o nome de alguém , ou algum objeto, ou animal
2º. Faça perguntas para quem escreveu que responderá sim ou não
✔ Falar da importância de saber ouvir.
✔ e de levantar a mão e esperar a vez para falar.
19) Atividade em sala ( na folha):
1 - MARQUE X NAS AÇÕES QUE DEMOSTRAM A ATENÇÃO:
( ) DESVIAR O ROSTO QUANDO FALAREM COM VOCÊ.
( ) FAZER PERGUNTAS QUANDO NÃO ENTENDER ALGO.
( ) OLHAR PARA A PESSOA QUE FALA COM VOCÊ.
( ) GRITAR PARA CHAMAR A ATENÇÃO DE TODOS.
( ) FICAR DISTRAÍDO SEM ESCUTAR AS COISAS.
( ) ASSENTAR E LEVANTAR CORRETAMENTE.
2 – (DINÂMICA DA ATENÇÃO - PARA ESCRITA ESPONTÂNEA): OBSERVE OS OBJETOS QUE A PROFESSORA VAI MOSTRAR EM CIMA DA MESA E DEPOIS QUE ELA TAMPÁ-LOS ESCREVA O QUE VOCÊ VIU NA MESA :
20) Desenhos da história para colorir , brincadeira do "Vivo/Morto" e montagem do chapéu do Mailow.
21) Versículo para ser trabalhado:
Isaías 55:3 "Inclinai os vossos ouvidos, e vinde a mim; ouvi, e a vossa alma viverá; porque convosco farei uma aliança perpétua, dando-vos as firmes beneficências de Davi."
OLÁ!
ResponderExcluirMEU NOME É CLEIDE,SOU EDUCADORA DE UMA TURMA DE MATERNAL III E ESTAREI TRABALHANDO COM ELES O MESMO PROJETO.GOSTEI MUITO DE SUAS IDÉIAS E PODEREI APROVEITÁ-LAS.PARABÊNS E QUE O SENHOR NOSSO DEUS CONTINUE TE USANDO E CAPACITANDO PARA SEU UM CANAL DE SUAS BENÇÃOS AQUI NA TERRA!
DEUS TE ABENÇÕE!
CLEIDE PATRICIA.
Cleide,
ResponderExcluirFico feliz por você ter encontrado aqui ideias que edifiquem seu trabalho. Volte sempre que quiser.
Agradeço e recebo as bênçãos que você me desejou.
Que Deus abençoe você grandemente, em tudo que puseres a mão e em todas as áreas da sua vida.
A Paz do Senhor Jesus!
Delair.
Paz do Senhor Jesus irmã! Amei seu blog. Irei utilizar este projeto no mistério infantil de minha igreja. Que Deus continue abençoando cada vez mais seu mistério. Abraços
ResponderExcluirA Paz do Senhor Amanda,
ExcluirFoi uma grande experiência com meus alunos.
Deus vai direcionar seu trabalho e você verá os frutos.
Volte sempre,
Missionária Delair.