quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

HISTÓRIAS EM QUADRINHOS - como trabalhar e alfabetizar.

Após fazer um curso sobre Alfabetização usando Histórias em Quadrinhos, resolvi por em prática o que aprendi. 
Espero que gostem!
Delair.

- Você vai precisar de revistinhas em quadrinhos para os alunos observarem os itens que se seguirão.
- Xerox de desenhos variados, de personagens conhecidos ou não.
- Dar liberdade para o aluno criar seus próprios personagens.

O QUE ENCONTRAMOS NUMA HQ ?

* Primeiramente, perguntei aos alunos o que eles viam numa HQ. Após várias respostas, apresentei a folha abaixo explicando alguns itens encontrados nessas revistas.


* Os alunos foram recortando cada item, colando no caderno e escrevendo o conceito de cada um. No quadro fui anotando e orientando como eles fariam em seus cadernos.



* Logo após essa etapa, lemos algumas histórias em quadrinhos com um olhar mais observador a fim de localizarmos todos os itens aprendidos.
* Partimos para a prática: a construção de HQ's.

Vamos aos itens: (Durante o curso, cada grupo selecionou e recortou, de HQ's, os itens estudados.)

a) LINGUAGEM VERBAL: existe diálogo entre os personagens.

b) LINGUAGEM NÃO-VERBAL: não há diálogo em alguns quadros.

c) QUADROS E VINHETAS: Quadros: a formatação da HQ é, na maioria das vezes, em quadros. Vinhetas: também vemos títulos estilizados (enfeitados).


d) LEGENDAS: escrita que dá dicas sobre a história. Ela narra parte da história. Exemplo: "Enquanto isso..." ou "No dia seguinte..."


e) BALÕES: local onde se escreve os diálogos dos personagens.


f) METÁFORAS VISUAIS: são símbolos que representam vários significados na cena.


g) ONOMATOPEIAS: é a escrita de vários sons.


h) TEMPO E LUGAR: Tempo: é observado pelos desenhos na HQ. Pode ser ensolarado, chuvoso, nublado... Lugar: observamos se a história se passa na cidade, fazenda, floresta, parque, dentro de algum local como cinema, teatro, ônibus, lanchonete, escola, etc.

i) PERSONAGENS: são os atores da história. Exemplo: Relâmpago Mcqueen, Cebolinha, Homem Aranha, Bidu, Magali...

j) FIGURAS CINÉTICAS: desenho representando algum objeto em movimento.


k) CARACTERÍSTICAS FÍSICAS E PSICOLÓGICAS dos personagens: Exemplo: o Cebolinha não fala a letra "r" e gosta de perseguir a Mônica; a Magali é gordinha; Cascão não gosta de tomar banho e é amigo do Cebolinha ...


l) A IMPORTÂNCIA DO "FIM": é necessário colocar o termos no final das HQ's para que se entenda que a história acabou.

m) Importante também: colorir a HQ, embora usemos muitos xerox, em sala de aula, para alfabetizar.

** Depois que os alunos colaram e escreveram em seus cadernos o significado de cada item, lemos e observamos nas histórias em quadrinhos cada um deles.

**Sugestão de xerox para construção de histórias em quadrinho: (Naturalmente poderá ser de outros personagens.)


** Nesse momento o professor poderá sugerir um tema para a turma ou deixar livre para que seus alunos inventem sua própria história. Escolhi deixá-los livres.

* É importante que o aluno saiba que não é necessário usar todos os itens em sua HQ. Só se usa o que for necessário.

Agora alguns dos resultados:











No caso de se fazer uma exposição, a sugestão é confeccionar cartazes, convites, lembrancinhas, uma bela decoração do local onde se fará o encontro.

- Um convite especial para a direção da escola.
Exemplo:




- Um cartaz bem grande para colar no pátio da escola, na padaria, ou outro estabelecimento de grande circulação.
Exemplo:


- Cartão de agradecimento para os visitantes da exposição.
Exemplo:


- Decoração: cartazes avulsos para pregar em volta dos trabalhos dos alunos contendo: personagens, legendas, quadrinhos  e outros itens de uma HQ.
- Os alunos poderão se caracterizar como os personagens de suas HQ's durante a exposição.
- Eles também poderão explicar os itens em seus desenhos.
- Dramatizações sobre suas HQ's também poderão acontecer durante a exposição.

**Teoricamente falando, trabalhamos, através da HQ, várias "capacidades e habilidades" que ajudam na alfabetização, nos Eixos específicos propostos pelo Sistema de Ensino de nossa região: 

Se você se interessar, clique nesse link para ver as Proposições da Rede Municipal de Belo Horizonte e encontrará essas capacidades, no caso (Língua Portuguesa) a serem desenvolvidas pelos alunos:


Capacidades trabalhadas por área de aprendizagem: leia nos quadros do documento cada capacidade trabalhada observando pelos números.

Eixo 1 - Compreensão e produção de Textos Orais: capacidades  trabalhadas - 1, 2, 3,4,6,7,9,10,11,12,13.

Eixo 2 - Compreensão e Valorização da Cultura escrita: capacidades trabalhadas - 1, 2.

Eixo 3 - Apropriação do Sistema de escrita: capacidades 1,2,3,4,6,7,8,9,10.

Eixo 4 - Leitura: capacidades 1,3,4,5,6,7,10,12,14,22,24.

Eixo 5 - Produção de Textos escritos: capacidades 1,2,4,5,6,7,12.

Enquanto eles faziam, eu também fiz a minha HQ que também serviu de modelo:


Enfim, é possível alfabetizar com Histórias em Quadrinhos!

12 comentários:

  1. Oá, colega! Foi pesquisando na net que encontrei o seu blog por acaso... Que legal! Eu também fiz o curso com você, ministrado pela Facilitadora Sulamita Nagem durante alguns encontros em 2012, na PUC São Gabriel. Achei legal ver os nossos trabalhos publicados no blog. E mais legal ainda saber que o curso resultou em aulas bastante significativas para seus alunos. Parabéns! Até o próximo curso. Abraços, Sílvia Souza (Modesta Cravo. Se puder, visite o meu blog também... silviaabelhinha.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Silvia,
      Que bom que você gostou.
      Também, com aquele excelente curso, e com aquela professora tão legal e inteligente, não deu pra desperdiçar tanto ensinamento. Não pensei duas vezes, pus em prática e foi muito legal.
      Volte sempre que quiser,
      Deus te abençoe,
      Delair.

      Excluir
  2. Querida Delair,
    Fiquei muito feliz com a visita que você fez ao meu Blog! Obrigada pela atenção. Gostei muito do seu Blog e tem atividades muito interessantes também. Você deveria tê-lo divulgado no curso, hein? Mas certamente teremos oportunidade para isto. Deus te abençoe também. Bom recomeço de aulas e até mais!

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pela iniciativa!!!
    adorei seu blog!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que você gostou Vanessa,
      Volte sempre que quiser,
      Deus te abençoe,
      Delair.

      Excluir
  4. olá, gostei muito da dicas, mais não ficou claro com qual turma trabalhar,
    no meu caso que minha turma estão no 2º ano e a maioria ainda não sabem ler, vou ter que mudar as estratégias... mais valeu por tudo !!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo(a), esse trabalho foi feito com uma turma de 3º ano escolar (aquela 2ª série antiga).
      Sei que você vai ter ótimas ideias de como trabalhar.
      Volte sempre,
      Deus te abençoe,
      Delair.

      Excluir
  5. Este trabalho e maravilhoso e os discentes adoram, porque aprendem brincando. Parabéns professora por este exemplo de dedicação.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo(a),
      Agradeço pela sua visita e fiquei feliz demais por você ter gostado.
      Volte sempre,
      Deus te abençoe,
      Delair.

      Excluir
  6. Nossa que trabalho maravilhoso, bem completo, contextualizado e significativo! Parabéns! Vou aproveitá-lo com meus alunos e agora sou fão do seu blog!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Carla por visitar o blog.
      Volte sempre que quiser,
      Deus te abençoe sempre,
      Delair.

      Excluir

SE ESSA POSTAGEM TE INTERESSOU, POSTE TAMBÉM SEU COMENTÁRIO! MUITO OBRIGADA!!!