domingo, 28 de novembro de 2010

Caráter - GENEROSIDADE

Esse foi o quinto tema do Projeto Valores do Caráter.

No painel vemos corações triplos unidos com subtítulos por dentro: no primeiro à esquerda, "Como posso ser generoso", no coração central, "Como tenho sido generoso", e no coração da direita, "Palavras generosas que posso dizer". Os alunos escreveram suas respostas sob a forma de ítens abaixo das questões. E na frente do coração dobrado eles colocaram o título do Tema, além de colorir e enfeitar a gosto.
Professora Delair.



Conto: texto informativo sobre os pelicanos.


Pelicano para colorir.
Contei também a Fábula: O Leão e o Rato.

Falei sobre a generosidade do rato que livrou o leão da armadilha.


O LEÃO E O RATO:
Um Leão dormia sossegado, quando foi despertado por um Rato, que passou correndo sobre seu rosto. Com um bote ágil ele o pegou, e estava pronto para matá-lo, ao que o Rato suplicou:
___Ora, se o senhor me poupasse, tenho certeza que um dia poderia retribuir sua bondade.
Rindo por achar rídícula a idéia, assim mesmo, ele resolveu libertá-lo. Aconteceu que, pouco tempo depois, o Leão caiu numa armadilha colocada por caçadores. Preso ao chão, amarrado por fortes cordas, sequer podia mexer-se. O Rato, reconhecendo seu rugido, se aproximou e roeu as cordas até deixá-lo livre. Então disse:
___O senhor riu da simples idéia de que eu seria capaz, um dia, de retribuir seu favor. Mas agora sabe, que mesmo um pequeno Rato é capaz de fazer um favor a um poderoso Leão.
Autor: Esopo

SUGESTÕES DE ATIVIDADES: GENEROSIDADE

1. Cartões de combinados por exemplo:
• Compartilhar o que tenho com os outros
• Reciclar
• Não exigir nada em troca de minha generosidade
• Doar o meu tempo e talentos para ajudar o próximo
• Elogiar o bem que vejo nos outros.

2. CONTO: a história do pelicano.

3. JOGO: Ordenar a definição do tema com cartões coloridos e marcar quantos segundos cada equipe gastou para fazê-lo.

4. CITAÇÃO/PESQUISA: sobre pessoas generosas na cidade/bairro/escola/rua, etc.

5. ARTES 1: Cupons da Generosidade (vale) : um abraço, ajuda na cozinha, um beijo, etc.

ARTES 2: Cartão: Um coração generoso.

6. EDUCAÇÃO FÍSICA: faça duas filas de alunos e com a bola dada 1º aluno de cada fila, faça a brincadeira de quem terminar de passar a bola por cima e por baixo até chegar no primeiro de novo.

7. LÍNGUA PORTUGUESA: POEMA
Os meus bens, com os outros compartilharei
Reciclarei e conservarei
Quando vir o bem nos outros,
Prontamente elogiarei.

Meu tempo e talentos doarei
Para aprender melhor, farei
Livremente aos outros darei
E nada em troca pedirei.

Tudo isso é importante
Para o meu próprio bem.
Vou repetir de novo
Generoso eu sempre serei !!!!

8 . PROJETO RECICLAGEM

9. DOAÇÃO DE ROUPAS, ALIMENTOS PARA INSTITUIÇÕES DE CARIDADE, CRECHES, ETC.

10. “AMIGO SECRETO ANÔNIMO”: ensinará não esperar nada em troca. Fazer envelopes reciclados de revistas para mandar os bilhetes.

11. DESENHO DO TEMA: com a definição para colorir.

12. VERSÍCULOS: GENEROSIDADE

Salmos 33:5 - Ele ama a justiça e o juízo; a terra está cheia da bondade do Senhor.

Salmos 107:8 - Louvem ao Senhor pela sua bondade, e pelas suas maravilhas para com os filhos dos homens
.

sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Caráter RETIDÃO

Esse foi o quarto tema do Projeto Valores do Caráter: a RETIDÃO.

Novamente contei a história de uma garça que tomou uma decisão importante.


Desenho da garça para colorir.

Coroa da retidão: meus alunos coloriram e enfeitaram com brocal.

Alunos com a coroa da Retidão:



Usei esse desenho para fazer o modelo do xerox abaixo.
Lema: Não falar o que é mal, não ouvir o que é mal, não ver o que é mal.

Cique novamente para ver melhor.

Conto: A GARÇA AMIGA.

Era uma vez uma garça que vivia sozinha e suja. Magra, ela vivia pelo pasto comendo o que encontrava pelo chão e dormindo ao relento. O pêlo branco era marrom de tão sujo. Os pardais, dos lugares por onde ela passava, riam dela e ameaçavam voar atrás dela só para vê-la sair em desabalado vôo.
Um dia a garça chegou a um lugar divido por um rio. Pousou e ficou olhando para o outro lado como se quisesse atravessar. Do outro lado havia uma casinha de sapê na qual morava uma menina com os pais. A garotinha, olhando para a margem direita do rio, viu a garça. Com um apito ela chamou a ave. Então a garça jogou-se na água, e chegando até a menina, recebeu comida, carinho e um banho que fez aparecer a sua verdadeira cor.
Mas, na margem direita do rio, havia uma casa feita de tijolos, e a menina, que ali morava, também viu a garça, porém não lhe deu importância. Numa manhã de sol quente, a garotinha do lado direito, sentada à margem do rio, viu, do outro lado, a garça branquinha brincando com a pequenina que morava do lado esquerdo do rio. Ela, falando consigo mesma, disse:
“Aquela é a garça feia que parecia marrom e que estava pousada aqui, bem na frente a minha casa. Portanto ela me pertence.”
E trilou um apito forte. A garça largou a brincadeira e, jogando-se na água, foi ter com a menina da direita que o encheu de comida e de carinhos. As duas crianças, então, fizeram um acordo: um dia a garça ficava na margem esquerda, outro dia, na direita, e um dia a garça teria de escolher onde queria viver para sempre. O tempo foi passando e os cuidados, dispensados pelas duas crianças, fizeram dela uma garça gorda e preguiçosa. Ela já nem sabia mais pescar seus peixes no rio.
Tempos depois, estando ela do lado esquerdo do rio, ouviu soar o apito do lado direito. Lembrou-se que era o dia da escolha. Ansiosa, lançou-se na água para atender ao chamado, mas quando estava bem no meio do rio trilou o apito do lado esquerdo. E agora? Resolveu voltar. O apito do lado direito soou com mais força.
“Meu Deus! O que eu faço?” murmurava ela, no meio do rio, igual a uma barata tonta. Seu cérebro soltava faíscas de tanto que pensava sem tomar decisão alguma:
“Eu amo a menina da esquerda, assim como amo a da direita; gosto da casa do lado direito e da casa do lado esquerdo... e se for a do lado direito a melhor...? Será que posso viver nas duas...? ...esquerda, direita, direita, esquerda...” – martelava a sua cabeça.
Diante de tão crucial escolha, ele não prosseguia nem para a esquerda nem para a direita. Ficou ali na água, como um pedaço de tronco ao sabor da correnteza.
O rio, que já não agüentava mais tanta indecisão, falou com voz trovejante:
____“Criatura, se não sabes o que tu queres, se vais ou se ficas, vou te levar para as terras do “Lugar Nenhum”. Lá, talvez, tomes alguma decisão.”
E dobrando a sua correnteza, o rio levou a garça indecisa para bem longe das suas amadas meninas.
Porém , a garça resolveu agir com retidão, fazendo o que é certo: escolheu não dividir e sim somar as amizades das duas meninas com a sua e viveram felizes ali naquele lugar.

Adaptação: Professora Delair


SUGESTÕES DE ATIVIDADES: RETIDÃO
1) Criar combinados - exemplos:
· Fazer o que é correto e encorajar os outros a também fazê-lo.
· Guardar meus olhos, ouvidos, palavras e pensamentos.
· Correr o risco de ficar sozinho por escolher agir certo.
· Rejeitar tudo que possa prejudicar ou poluir minha mente e meu corpo.
· Tratar os outros como gostaria de ser tratado.
2. POEMA:
Eu farei o que é certo
Bons exemplos eu darei.
Vou fugir do que é errado;
Mesmo sozinho vencerei !

O que falo, penso, ouço e vejo
Disso eu cuidarei
E somente aquilo que é bom
Aos outros eu farei.

Tudo isso é importante
Para o meu próprio bem;
Então vou repetir de novo
Bons exemplos eu darei.

3. Lista de pessoas que eu admiro e respeito. Você seguiria o exemplo de quem ?
4. Dinâmicas de situações reais: Exemplo: Um amigo se aproxima de você e ...
a) Pede para fazer algo que seus pais não querem que você faça. O que você faria?

5. Compartilhar experiências pessoais.


6. Versículo para se trabalhar: Salmos 84:11

"Porquanto o Senhor Deus é sol e escudo; o Senhor dará graça e glória; não negará bem algum aos que andam na retidão."

7. Atividade em folha:

a) Faça uma lista de pessoas que você admira.


b) Você seguiria o exemplo de quem?

c) Por que?

quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Caráter - VERACIDADE

Amigas(os): Estou adicionando o desenho da princesa do conto "A Flor da Honestidade" para ilustrar o conto que está mais abaixo.

Esse foi o terceiro tema do Projeto Valores do Caráter: a VERACIDADE.


1º Conto foi uma história de um leão africano com dois finais: um verdadeiro e o outro mentiroso, isto é, impossível de acontecer.


Mas o 2º Conto emocionou mais as crianças: A FLOR DA HONESTIDADE.



Professora Delair.


Painel da nossa sala com o tema da história do Leão e ilustrações do conto "A flor da honestidade".


Encoraje Pinóquio a falar a Verdade. Escreva um diálogo.

Conto do Leão africano. Clique novamente para ver melhor e aperte as teclas Ctrl + por três vezes para conseguir ler a história com os dois finais . Para colorir:
Conto: A FLOR DA HONESTIDADE


Certa vez um príncipe que queria se casar decidiu fazer uma disputa entre as moças da cidade para ver quem seria sua esposa.


No dia seguinte, o príncipe anunciou que lançaria um desafio. Uma velha senhora, serva do palácio há muitos anos, ouvindo sobre os preparativos, ficou triste, pois sua filha amava em secreto o belo príncipe.


Ao chegar em casa e contar sobre o desafio, a jovem disse que também disputaria casar com o príncipe.


A senhora perguntou surpresa: Minha filha, o que você vai fazer lá? As mais belas e ricas moças da cidade estarão disputando.


Então, finalmente, o príncipe anunciou o desafio: Darei uma semente a cada uma de vocês. Aquela que, dentro de seis meses, me trouxer a mais bela flor será escolhida minha esposa e futura esposa.


O tempo passou e a doce jovem, como não tinha muita habilidade na arte de jardinagem, cuidava com muita paciência e ternura da sua semente, para poder realizar o seu sonho de se casar com o príncipe. Passaram-se três meses e nada surgiu. A jovem tentava de tudo, usava de todos os métodos que conhecia, mas nada crescia. Dia após dia. Seis meses se passaram e nada havia brotado.


Consciente do seu esforço e dedicação, a moça comunicou a sua mãe que, independente da semente não ter brotado, ela voltaria ao palácio, na data e hora combinadas, para ao menos ficar ao lado do príncipe.


Na hora marcada, estava lá, com seu vaso vazio, e as outras pretendentes, cada uma com uma flor mais bela do que a outra, das mais variadas formas e cores.


Finalmente o príncipe observa cada uma das pretendentes com muito cuidado e atenção. Após passar por todas, uma a uma, ele anuncia o resultado e indica a bela e humilde jovem, que estava com o vaso vazio, como sua esposa.


As pessoas presentes ficaram surpresas e revoltadas. Ninguém entendeu porque ele escolheu justamente a moça que não tinha cultivado nada.


Então, calmamente o príncipe esclareceu: Esta foi a única que cultivou a flor que a tornou digna de se tornar a princesa - a flor da honestidade. Pois todas as sementes que entreguei estavam estragadas, jamais poderiam brotar. Por causa da sua honestidade, vou escolhê-la como minha princesa ! Então eles se casaram e viveram felizes no seu reino !!!




SUGESTÕES DE ATIVIDADES – VERACIDADE


Combinados - exemplo:




  • Dizer a verdade.



  • Encorajar os outros a dizerem a verdade.



  • Não trapacear nem roubar.



  • Admitir quando estou errado.



  • Não exagerar para fazer com que as coisas pareçam diferentes do que realmente são.




  1. DEFINIÇÃO: “ Merecendo confiança por relatar fatos com precisão.”



  2. ILUSTRAÇÃO: Leão africano.



  3. ARTES: Mural sobre os combinados “eu decido” feito pelos alunos, dividindo a turma em 5 grupos para que cada um faça um dos combinados.O mural deve ter então 5 desenhos representativos.



  4. REVISÃO DOS TEMAS ANTERIORES COM:




  • Músicas.



  • Trabalhos com a memória.



  • Pontos aprendidos com as histórias.




  1. MONTAGEM DA DEFINIÇÃO DO TEMA



  2. JOGO COM A DEFINIÇÃO DO TEMA EM RETÂNGULOS: conta-se um tempo para ver quem vai montar o tema mais rápido.



  3. MÚSICA: “ Se és verdadeiro quero te ver bater as mãos .....



  4. CRUZADINHA COM AS PALAVRAS DA DEFINIÇÃO DO TEMA



  5. JOGO: (Vôo dos gansos)




  • Diga frases de aves que voam: se for verdade os alunos imitam, se for mentira o que errar se senta e o restante continua.



  • Misture frases falsas. Exemplo: carros voam...



  • Outros exemplos: transportes que dirigimos; plantas que crescem.; seres vivos que andam;barulhos que os animais fazem do tipo o gato mia... .




  1. CARTÕES DO EU DECIDO para colar no caderno.



  2. COMPARTILHAR FATOS SOBRE O TEMA.



  3. FAZER UM COMPROMISSO SOBRE O TEMA.



  4. PERGUNTAR SOBRE OS COMBINADOS.



  5. POEMA:


Eu sempre direi a verdade


Mesmo quando for difícil


Encorajarei aqueles ao meu redor


Até que eles sejam verdadeiros



Eu admitirei quando estiver errado


Eu não exagerarei


E mesmo que seja tentado


Eu nunca roubarei ou trapassarei



Compromissos são passos importantes


Para nos guardar de desastres


E só para mostrar que já sabemos


Vamos dizer mais rápido.





  1. ARTES: Confecção do leão - marcador de página.



  2. DINÂMICA :TEIA DA VERDADE .


Material: novelo de lã.


Coloque os meninos em círculo. Invente uma mentira e conte para o primeiro do seu lado e ele vai passando para a outra pessoa . Se ele contar errado, faça uma volta com o novelo de lã e o próximo aluno conta . E assim muitos ficarão enrolados com o fio de lã. Conte o fato com verdade e cada um que contá-lo corretamente, será desenrolado o fio ao ser redor.




  1. BILHETES SINCEROS contendo: caixa de recados.




  • elogios verdadeiros



  • elogios de qualidades de caráter



  • Faça disso um projeto contínuo em sala de aula.




  1. CONTAÇÃO DE HISTÓRIA de uma mentira que virou uma bola de neve e prejudicou alguém.



  2. JOGO: telefone sem fio.


    22. ATIVIDADE EM FOLHA:





    1. COLOQUE ( C ) PARA CERTO E (E) PARA ERRADO E ILUSTRE AS CENAS:


    ( ) MARINETE FOI BRINCAR NA CASA DA VIZINHA MAS DISSE PARA A MÃE QUE ESTAVA NA PADARIA.


    OBS:(deixe espaço para ilustração em cada ítem)


    ( ) MARQUINHOS PEGOU UMA PIPA E EM VEZ DE FICAR COM ELA, PERGUNTOU DE QUEM ERA E DEVOLVEU AO DONO.


    ( ) LUCIANA CONTOU PARA PAULA QUE TIROU A MAIOR NOTA NO TRABALHO DE ARTES, MESMO NÃO TENDO FEITO NADA NA SALA DE AULA.


    ( ) RENATO NÃO FOI A AULA E DISSE PARA A PROFESSORA QUE ESTAVA COM FEBRE. MAS OS AMIGOS O VIRAM BRINCANDO NA RUA.


    ( ) LUÍSA FICOU COM MEDO DE FALAR A VERDADE PARA SUA MÃE E SEU PAI, MAS DEPOIS DECIDIU FALAR ASSIM MESMO E RECEBEU OS CONSELHOS DELES. TUDO FICOU BEM.




    1. FAÇA UM COMPROMISSO COM VOCÊ MESMO SOBRE O TEMA VERACIDADE:



    23. Versículo para ser trabalhado:


    Por isso deixai a mentira, e falai a verdade cada um com o seu próximo; . . . Efésios 4:25

Caráter - OBEDIÊNCIA

Esse foi o segundo tema do Projeto Valores do Caráter: a OBEDIÊNCIA.
Mais uma vez contei uma história: fiz a adaptação do conto "O Elefantinho Barroso".
Professora Delair.

Gif de crianças dizendo o quanto é importante obedecer.

Acima nosso painel de sala e abaixo, o Elefantinho Barroso para colorir.


Contei a história do Jonas que desobedeceu a Deus e também colorimos. Ver no painel acima.





O ELEFANTINHO BARROSO

O clima era de expectativa e emoção naquele dia na floresta. Nascia um novo membro na grande família dos animais da Floresta , um elefantinho.

Seus pais deram-lhe o nome de Barroso, elefantinho Barrroso.

Tinha sido muito desejado e esperado por todos, principalmente por suas duas mães.

Isso é muito comum na família dos elefantes, todas as fêmeas contam com a ajuda de uma outra para tomar conta do filhote.

Lea, sua mãe natural e Fafá, sua mãe de coração o amavam muito.

O elefantinho Barroso contava sempre com a companhia de suas duas mamães. Era muito bem cuidado. Recebia além de carinho e atenção, orientações de conduta sobre a vida na floresta. Ensinavam sobre como buscar alimento, como se livrar dos perigos dos predadores, a nunca se aventurar sozinho pelo pasto, a andar sempre junto da manada, enfim, tudo aquilo que todo elefante precisa aprender enquanto é ainda jovenzinho.

Barroso era simpático e esperto, mas não gostava muito de ouvir os conselhos de suas mães. Apesar da “dupla” proteção e orientação, não dava ouvidos, era muito travesso e vivia dando trombadas por aí.

Além da desobediência, as mamães preocupavam-se ainda com a alimentação descontrolada de Barroso. Comia até não poder mais, fazia qualquer coisa para ficar mais tempo no pasto, comendo é claro. Parecia ser um elefantinho bastante guloso.

Barroso costumava alimentar-se no pasto da Floresta , sempre sob o olhar atento de suas duas mães. Um dia porém, aproveitando-se de um momento de distração de Lea e Fafá, Barroso acabou afastando-se para além da fronteira da Floresta , atraído pela comida farta de um outro pasto, porém bastante perigoso.

Fafá e Lea quando deram por sua falta, ficaram apreensivas, já estava anoitecendo e os perigos aumentavam, principalmente naquela época do ano em que muitos caçadores buscavam nas florestas riqueza fácil com a venda de animais valiosos. Barroso podia ser facilmente apreendido, pois era inexperiente e não sabia defender-se das armadilhas desses aventureiros.

Imediatamente iniciaram-se as buscas seguindo a rota da comida, isto é, as mamães seguiam por onde tivesse fartura do alimento preferido de Barroso.

Barroso que se encontrava na Floresta vizinha, só percebeu que tinha se perdido, quando já estava farto, pois só pensava em comer e comer, só agora percebia que tinha ido longe demais.

Começou então a lembrar-se dos conselhos de suas mães.

Barroso começou então a buscar o caminho de volta. Andou por horas sem ter resultado, quando começou a sentir o peso da sua gulodice, mal se sustentava em suas próprias patas.

Já estava fadigado de tanto andar, quando percebeu a presença de estranhos. Lembrou-se nesse instante dos avisos de suas mães quanto aos perigos da vida na floresta. Quis apressar o passo, mas estava tão pesado e cansado que mal conseguia andar lentamente.

Começou a perceber que quanto mais andava, mais próximo sentia a presença dos caçadores. Barroso estava sendo perseguido.

Barroso acabou transformando-se em alvo fácil para seus perseguidores, pois andava lento e não sabia ao certo para onde ir, acabava andando em círculos.

Barroso estava quase encurralado. Seus perseguidores já iam atirar, quando uma grande elefanta se atravessou na frente de Barroso. Assustado, sem entender direito o que estava acontecendo, ele ouviu um barulho alto e só sentiu um peso enorme caindo quase por cima de seu corpo. Era a elefanta que tombava no chão.

Barroso virou-se tentando escapar, quando viu que quem estava caída no chão era Fafá, sua mamãe de coração. Ficou tonto, sem saber o que fazer, quando escutou sua outra mãe Lea, bramindo por trás das árvores:

l Barroso, venha para cá o mais rápido que você puder, venha!

O elefantinho aflito olhava para um lado e para outro, sem saber o que fazer - de um lado estava sua mãe Lea, que arriscara sua vida para salvá-lo, do outro sua mãe Fafá que, de uma outra forma, também estava tentando salvá-lo. Num impulso Barroso andou cambaleante rumo a sua mãe Lea, mas antes virou-se para trás, lançou um carinhoso olhar para sua mãe Fafá, que num esforço de amor devolveu-lhe o olhar de imenso afeto e compreensão.

Lea e Barroso acabaram conseguindo escapar. Barroso chegou ao seu lar quase desmaiado. Dormiu um dia inteiro, de tão cansado que estava.

Depois do ocorrido Barroso transformou-se.

Descobriu o verdadeiro sentido da vida, aprendeu sobre o valor dos sentimentos e do respeito por ele mesmo e pelos outros. Ao contrário do que a maioria esperava, tornou-se mais obediente, alegre e prestativo com toda a bicharada.

Só fazia aos outros o que quereria que fizessem para com ele, tinha sempre uma palavra de esperança e ânimo a todos que dele precisasse, nunca reclamava, ao contrário, ninguém ficava triste perto de Barroso. Era um elefante feliz e agradecido ao Amigo da Natureza – Jesus por tudo na vida. Barroso verdadeiramente esforçava-se para domar a mal e ser amigo do bem.

Não mais desobedecia Lea, alimentava-se de forma mais saudável, nunca afastava-se além dos limites da Floresta , via-se até Barroso orientando outros elefantinhos mais novos.

Um dia, para surpresa de todos, Fafá apareceu na Floresta contando que tinha sido levada para um circo e que o dono do circo resolveu, depois de muito tempo, devolvê-la para a Floresta.

No outro dia, toda a bicharada saia de suas tocas e ninhos para admirarem uma cena que há muito não viam: Barroso, pastando pelo descampado entre suas duas mães.

SUGESTÕES DE ATIVIDADES - OBEDIÊNCIA


  1. FAZER CARTÕES DE COMBINADOS exemplo:

  • Obedecer às autoridades imediatamente

  • Ter uma atitude alegre

  • Terminar tudo o que esperam que eu faça

  • Não reclamar

  • Caminhar uma “milha extra” - fazer o meu melhor.

  1. Construir um ENVELOPE DE ELOGIOS para os alunos colocarem os recadinhos da professora os elogiando quando cumprirem algum combinado.

  2. MÚSICA: Sugestão : “Obedecer” Crianças Diante do Trono

  3. TESTE DE ALIMENTOS: Apresente algum alimento com tempero certo ( biscoito) e outro igual só que com tempero errado. Dê algum aluno para provar. Pode ser salgado , com pimenta, com suco de limão, etc.

  • Fale da desobediência do cozinheiro que não seguiu as instruções da receita.

  • Que as aparências enganam.

  1. FANTOCHE: do animal símbolo do tema ou dedoches.

  2. TEATRO OU DRAMATIZAÇÃO DE SITUAÇÕES- PROBLEMA: Exemplo de temas:

  • Jogar lixo fora

  • limpar o quarto

  • lavar a louça

  • fazer o para-casa

  • ficar em silêncio

  • desligar a TV

  • sentar corretamente

    - Use exemplos pessoais.

  1. COMPARTILHAR situações de obediência x desobediência.

  1. FAZER 1 COMPROMETIMENTO individual com cada aluno. O aluno escolhe o que fazer.

  2. PERGUNTAR SOBRE OS COMBINADOS “eu decido” pra que eles respondam : Sim, eu ....

  3. CITAR PERSONAGENS HISTÓRICOS QUE OBEDECERAM do Brasil e outros.

  4. POEMA:

Obedecerei sem desculpas

E o farei imediatamente

A qualquer hora do dia

Me esforçarei alegremente


Farei tudo por completo

E até mesmo algo mais !

Não vou nunca reclamar

Nem chateado vou ficar


Isso tudo é importante

Para o meu próprio bem

Então vou repetir de novo

E mais rápido também.

  1. DESENHO PARA COLORIR com a definição do tema abaixo.

  2. PROMOVER O DIA DO ANIMAL do tema . Pedir aos alunos para trazerem fotos de casa e montar um mural.

  3. USAR A BIBLIOTECA e pesquisar mais informações sobre o animal símbolo do tema.

  4. ACRÓSTICO do tema.

  5. ILUSTRAÇÃO de uma situação vivida naquele tema.

  6. MONTAGEM DA FRASE do significado do tema.

  7. LEMBRANCINHAS: chaveirinho contendo os animais dos temas.

18. ATIVIDADE EM SALA:

1– DESENHE UM CORAÇÃO PARA ATITUDES QUE DEMONSTRAM OBEDIÊNCIA.

........ FAZER TUDO COM RAIVA.

........ OBEDECER AS AUTORIDADES COM ALEGRIA (PAI, MÃE, AVÓ, AVÔ, TIO, TIA, PROFESSORA )

........ FAZER AS TAREFAS O MELHOR POSSÍVEL.

........ OBEDECER A DEUS.

........ RECLAMAR O TEMPO TODO.

2 – ILUSTRE UMA ATITUDE EM QUE VOCÊ DEMONSTRA OBEDIÊNCIA.

19. LOUVOR QUE FALA DE OBEDIÊNCIA:

OBEDECER - Crianças Diante do Trono

Obedecer é mais que importante
É prova de amor
Com alegria, eu vou obedecer ao senhor
[2x]

Jesus falou que se eu sou amigo dele, eu vou obedecer
Aquilo que ele quer pra mim é sempre o melhor, eu vou obedecer

Obedecer é mais que importante...[2x]

A bíblia ensina que eu preciso honrar meus pais, eu vou obedecer
Se eu quero ser um filho abençoado, eu vou obedecer

Obedecer é mais que importante [2x]

Eu sou um filho inteligente, eu sou obediente
Eu provo o mue amor
E tudo o que jesus me diz, eu sigo fielmente
Eu amo o meu senhor
[2x]

Obedecer é mais que importante...

Obedecer é mais que importante...

Obedecer!

20. VERSÍCULO QUE PODE SER TRABALHADO:

Vós, filhos, obedecei em tudo a vossos pais, porque isto

é agradável ao Senhor. Colossenses 3:20

21. CONTAR A HISTÓRIA BÍBLICA DO JONAS QUE DESOBEDECEU A DEUS.
- Compartilhar as consequências da desobediência.

22. PARA CASA:

1. Faça junto com o responsável (mãe, pai, irmão, tio, avó...). Como você demonstra obediência em casa? Marque um X:

TAREFAS:

a) Gosto de juntar meus brinquedos ( ) SIM ( ) NÃO
b) Grito com minha família e amigos ( ) SIM ( ) NÃO
c) Ajudo minha mãe ou responsável com alegria ( ) SIM ( ) NÃO
d) Choro sem motivo ( ) SIM ( ) NÃO
e) Tomo banho direitinho ( ) SIM ( ) NÃO
f) Desligo a TV quando me pedem ( ) SIM ( ) NÃO
g) Cuido da higiene do meu corpo ( ) SIM ( ) NÃO

2. Escreva uma atitude de obediência que seu filho teve recentemente (ou filha).


segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Caráter - ATENÇÃO

Fiz o Projeto "Valores do Caráter" com meus alunos abordando vários temas relativos à importância do caráter na vida do ser humano. Eles tinham entre 8 e 9 anos mas pode ser feito antes dessa fase. Vai depender da abordagem.Várias idéias surgem durante o processo. Sei que a criatividade irá direcionar seu trabalho com as crianças.
Professora Delair.


Dei esses desenhos para que eles colorissem:
Deus é sempre atencioso conosco!

Eduardo e Mailow:


Montamos o chapéu do Mailow e tirei várias fotos dos alunos.








Tudo começou com uma contação de história:

O CÃOZINHO ATENCIOSO

CERTO DIA UM CÃOZINHO CHAMADO MAILOW E SEU DONO FORAM PASSEAR NO PARQUE DO BAIRRO ONDE MORAVAM.
SEU DONO LEVOU UM FRISBEE PARA ELES JOGAREM NA PRACINHA DO PARQUE.
MAILOW GOSTAVA MUITO DO SEU DONO QUE SE CHAMAVA EDUARDO.
A ALEGRIA ESTAVA NO ROSTO DO EDUARDO E NA CAUDA DO MAILOW QUE BALANÇAVA PRA LÁ E PRA CÁ. ELE LATIA DE FELICIDADE O TEMPO TODO.
DE REPENTE, EDUARDO JOGOU O FRISBEE BEM LONGE PARA QUE O MAILOW PUDESSE CORRER E BUSCÁ-LO MAS ACONTECEU UM IMPREVISTO. O CAMINHÃO DE LIXO VINHA EM ALTA VELOCIDADE E O FRISBEE CAIU BEM NO MEIO DA AVENIDA.
QUANDO EDUARDO VIU, ELE PENSOU: - O MAILOUW VAI SER ATROPELADO. OH,NÃO !!!
ENTÃO O DONO DO CACHORRINHO GRITOU: “MORTO”. E MAILOW ENTENDEU E FICOU PARADINHO E DEITADINHO NO CHÃO COM O FRISBEE NA BOCA.
ENTÃO O CAMINHÃO PASSOU POR CIMA DE MAILOW MAS ELE NÃO MORREU, PORQUE OBEDECEU O SEU DONO NAQUELA BRINCADEIRA DE “VIVO, MORTO”.
A ATENÇÃO DE MAILOW AO QUE EDUARDO FALOU SALVOU SUA PRÓPRIA VIDA.
ASSIM QUE PASSOU O SUSTO DE EDUARDO ELE GRITOU PARA MAILOW: VIVO !!! E O CÃOZINHO SE LEVANTOU VIVINHO E FELIZ, VOLTANDO COM O BRINQUEDO NA BOCA.

SUGESTÕES DE ATIVIDADESCaráter ATENÇÃO :
1) ESCREVER CARTÕES do “EU DECIDO” com combinados e dar aos alunos – em papel cartão ou outro mais grosso e colorido.

● Olhar para as pessoas quando estiverem falando comigo
● Fazer perguntas quando não entender algo
● Assentar e levantar corretamente
● Não fazer nada para chamar atenção
● Manter meus olhos, ouvidos, mãos, pés e boca longe de distrações.

2) FAZER UM CARTAZ com uma definição de "Atenção"para os alunos.

3) COMANDOS SILENCIOSOS: Pratique esses comandos com os alunos.

 1 dedo levantado (gesto) > significa sentar ou ficar em pé com boa postura

 2 dedos levantados (gesto) > significa parar de falar, rir e acalmar-se

 3 dedos (gesto) > significa sorrir

4) BRINCADEIRA DA FILA com imitação de gestos.

5) MÚSICA:

Se és atento quero te ver bater as mãos
Se és atento quero te ver bater as mãos
Se és atento pra eu poder acreditar
Se és atento quero te ver bater as mãos

Versos adicionais: bater os pés; tocar na cabeça; dar meia volta; ficar de pé; fazer tudo junto...

6) JOGO DO BARULHO:
Pegue vários objetos, vendo os olhos de um aluno. Jogue o objeto no chão e se ela acertar elogie sua atenção.
Variação: jogo de equipes

7) COMPARTILHAR SITUAÇÕES de atenção x desatenção

8) FAZER 1 COMPROMETIMENTO individual com cada aluno. O aluno escolhe o que fazer.

9) PERGUNTAR SOBRE OS COMBINADOS “eu decido” pra que eles respondam : Sim, eu ....

10) POEMA: (Leitura e Escrita)
Eu vou olhar para quem fala
E ouvir atentamente
Com postura vou sentar
Como soldado obediente

A atenção para mim mesmo
Eu não vou tentar chamar
E perguntas eu, sim, vou fazer
Para me ajudar

Isto tudo é importante
Para o meu próprio bem
Então vou repetir de novo
E mais rápido também.

11) DINÂMICA DA CADEIRA:
1º. Pegue 2 cadeiras – com duas crianças olhando uma pra outra.
2º. Um aluno tenta distraí-las fazendo-as olhar em outra direção
3º. Marque um tempo de 30s
 Elogie quem conseguiu ter atenção e não desviar o olhar.
 Estabelecer limites ( não empurrar, não usar apelidos, não segurar a pessoa , etc)
 Fale que nem tudo merece nossa atenção.

12) MOSTRA DE GRAVURAS por alguns segundos: pergunte os alunos se eles se lembram do que viram nela.

13) JOGO DO RITMO:
1º. Sentar em círculo
2º. 1 aluno bate palma em um ritmo e o próximo tenta imitá-lo
✗ Pode-se aumentar um toque diferente em uma segunda rodada.
✗ Variações: - estalar os dedos; bater no chão; bater na carteira; usar linguagem de sinais simples.

15) OBJETOS TAMPADOS NA MESA, destampa , os alunos vêem por alguns segundos (5s) e depois anotam o que viram.

16) ARTES: Lupa > significa “prestar atenção nos outros e não em si mesmo”.
Material: - papel cartão; cola; giz de cera; tesoura; papel celofane.

OBS: Pode colocar papel celofane, para ver “o outro”, isto é, prestar atenção no seu próximo.

17) JOGO “EU ESPIONO”
1º. Alguém escolhe um objeto
2º. O espião tenta adivinhar com perguntas
3º. Só pode responder “SIM' ou 'NÃO'
4º. Pode jogar por equipes e por tempo estipulado (ex: 1 minuto para descobrir o que é).

18) JOGO “VINTE PERGUNTAS”
1º. Escreva o nome de alguém , ou algum objeto, ou animal
2º. Faça perguntas para quem escreveu que responderá sim ou não
✔ Falar da importância de saber ouvir.
✔ e de levantar a mão e esperar a vez para falar.


19) Atividade em sala ( na folha):

1 - MARQUE X NAS AÇÕES QUE DEMOSTRAM A ATENÇÃO:

( ) DESVIAR O ROSTO QUANDO FALAREM COM VOCÊ.
( ) FAZER PERGUNTAS QUANDO NÃO ENTENDER ALGO.
( ) OLHAR PARA A PESSOA QUE FALA COM VOCÊ.
( ) GRITAR PARA CHAMAR A ATENÇÃO DE TODOS.
( ) FICAR DISTRAÍDO SEM ESCUTAR AS COISAS.
( ) ASSENTAR E LEVANTAR CORRETAMENTE.

2 – (DINÂMICA DA ATENÇÃO - PARA ESCRITA ESPONTÂNEA): OBSERVE OS OBJETOS QUE A PROFESSORA VAI MOSTRAR EM CIMA DA MESA E DEPOIS QUE ELA TAMPÁ-LOS ESCREVA O QUE VOCÊ VIU NA MESA :
( exemplo: canetão - apontador - apagador - borracha...). Tampe com um papel kraft antes de começar a aula para que os alunos não vejam e faça a dinâmica da atenção).

20) Desenhos da história para colorir , brincadeira do "Vivo/Morto" e montagem do chapéu do Mailow.

21) Versículo para ser trabalhado:

Isaías 55:3 "Inclinai os vossos ouvidos, e vinde a mim; ouvi, e a vossa alma viverá; porque convosco farei uma aliança perpétua, dando-vos as firmes beneficências de Davi."

quarta-feira, 17 de novembro de 2010

PARLENDAS PARA ALFABETIZAÇÃO







Este ano alfabetizei com algumas parlendas.
Fiz os cartazes que ajudaram no momento em que as crianças estavam alcançando os níveis silábicos.
Por: Professora Delair.

PAINEL DA FAMÍLIA



























Fizemos esse Painel da Família:

A ideia foi pegar famílias de animais, pessoas, personagens conhecidos de desenhos animados...

Dei a cada aluno para colorir e montamos o painel para a festa da família.

Basta pesquisar: "desenhos de famílias para colorir" e coletar vários na net.
Enfeitamos tudo com muito brocal de várias cores.
Clique na foto e veja melhor.

Por: Professora Delair.